NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Caxias do Sul e Festa da Uva revitalizam parreirais

Videiras dos Pavilhões e Casa de Pedra voltam a ser cuidadas pela empresa caxiense Delta Fértil, sem custos para o Município

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), e a Festa da Uva retomaram a parceria com a empresa caxiense Delta Fértil para revitalização e manutenção dos parreirais existentes nos Pavilhões e na Casa de Pedra. O acordo foi firmado nesta segunda-feira (09/11), durante encontro no Centro Administrativo. Além do Prefeito Flávio Cassina, participaram o titular da SMAPA, Valmir Susin; presidente da Festa da Uva S/A, Bruno Brunelli; Luciano Pereira da Comissão Comunitária; Luciana Minuscoli da Delta Fértil, e diretora técnica da SMAPA, Neiva Rech.

O resultado das ações previstas no projeto de revitalização já poderá ser conferido na Festa das Colheitas, em março, e na próxima edição da Festa da Uva. “A ideia é ampliar os parreirais dos pavilhões aumentando o plantio do formato conhecido por latada, que é tradicional do nosso Município, aquele que forma uma espécie de teto verde com as folhas e os cachos de uva”, explica o secretário Valmir Susin.

A parceria, que havia sido suspensa na administração anterior, prevê todos os cuidados com as mudas. “É um trabalho minucioso, de substituição de mudas, aplicação de produtos para proteção das videiras e embelezamento do parque e espaços públicos”, afirma o presidente da Festa da Uva S/A, Bruno Brunelli. Em troca, segundo ele, a empresa expõe sua identidade visual.

Os primeiros parreirais no Parque Mário Bernardino Ramos foram plantados em 1997 por servidores da SMAPA. As variedades iniciais eram isabel, bordô concord e niágara. Com o tempo as mudas de videiras foram substituídas, mas sempre formaram belos recantos com a atmosfera típica do interior de Caxias.

 

 

Botão Voltar ao topo