NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul: projeto piloto “Se essa rua fosse minha” entra em vigor

Caxias do Sul adere ao movimento de uso de calçadas e ruas como área de convívio

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou nesta sexta-feira (13/11) o Decreto nº 21.263 que dispõe sobre a criação do projeto piloto “Se essa rua fosse minha”, em uma parceria com a Câmara de Vereadores, Viva Cidade e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (SEGH). O projeto piloto, com duração de quatro meses, visa a readequação do uso dos espaços públicos e prevê condições especiais para a instalação de estruturas removíveis e o uso de extensão temporária de vagas de estacionamento público..

Segundo a Chefe de Gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, os estabelecimentos (bares, restaurantes, lanchonetes…) instalados na Av. Júlio de Castilhos, entre as ruas La Salle e Teixeira Mendes, no bairro São Pelegrino, poderão utilizar as vagas de estacionamento em frente, das 19h às 23h nas sextas-feiras, e das 13h dos sábados até as 23h dos domingos. “Eles podem instalar mesas, cadeiras, floreiras, guarda-sois em uma plataforma móvel que será demarcada. Esse projeto já existe em várias cidades, como Garibaldi, Porto Alegre, São Paulo e muito mais no exterior. Caxias do Sul também aderiu a esse movimento do uso de calçadas e ruas como áreas de convívio. Após os quatros meses, se der certo, o decreto pode ser transformado em lei”, explica. A secretária reforça o incentivo também ao retorno das atividades destes serviços tão impactados pela pandemia de coronavírus.

A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade demarcará as vagas de estacionamento que poderão ser utilizadas e colocará redutores de velocidade para a segurança dos usuários do “Se essa rua fosse minha”.
Parklets: Seguindo a mesma ideia do uso da vaga de estacionamento, porém com estrutura fixa, Caxias do Sul recebeu o primeiro parklet ou minipraça em 2016. O nome parklet deriva da palavra da língua inglesa “parking”, que significa “estacionamento”, e “parks”, de “parque”, remetendo à transformação do espaço de estacionamento em um ambiente de recreação e convivência com bancos, mesas, flores, água para pets, lixeiras entre outras propostas ou materiais escolhidos pelo mantenedor. Em Caxias, existem quatro parklets: nas ruas Doutor Montaury, Vereador Mário Pezzi, Tronca e Sinimbu.

Botão Voltar ao topo