EsportesNotíciasRio Grande do Sul

Semana da Capoeira inicia no próximo domingo, em Caxias do Sul

Com programação virtual e presencial, oito grupos de capoeira integrarão as atividades previstas para os seis dias de evento

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Diretoria de Arte e Cultura, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) e a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL) apresentam a Semana da Capoeira, de 15 a 20 de novembro. A ação foi instituída em julho de 2020, pelo decreto nº 21.004 que regulamenta a Lei nº 6.310, de 03 de dezembro de 2004. A programação deste ano será virtual, nas redes sociais, e presencial, no Teatro Municipal Pedro Parenti, com apresentações do Coletivo de Mestres e Professores de Capoeira.

“Os grupos de capoeira se sentem contemplados com esse evento, pois teremos a ajuda do poder público municipal. Na questão da visibilidade, agora contamos com a ajuda da Prefeitura e das Secretarias para divulgarem e difundirem cada vez mais essa arte, que tem quatro décadas de história em Caxias do Sul. Assim, fechamos com chave de ouro o aniversário de quarenta anos da capoeira na cidade. A união dos grupos também foi importante para que isso acontecesse”, comenta o idealizador da Semana, Wagner Ricardo Padilha.

Nos seis dias de evento serão postados nove vídeos, sempre às 20h, dos mestres de capoeira no Facebook (@CulturaCaxiasDoSul) e Instagram (@culturacaxiasdosul) da SMC. Nesses mesmos perfis, no dia 19 de novembro, serão publicadas dicas de filmes sobre a temática – organizadas pelo diretor da Sala de Cinema Ulysses Geremia, Gilmar Marcílio e o estudante de cinema, Lucca Westphal – e uma sugestão de livro sobre capoeira.

Os mestres capoeiristas que participarão desta edição são Mestre Alfinete (Ricardo Lopes dos Santos) do Grupo de Capoeira Pé de Quilombola; Professor Santiago (Santiago Nieto) do Grupo de Capoeira Grupo Muzenza; Professor Rasta (Maicon José Vieira) do Grupo de Capoeira Liberdade; Mestre Paulo de Lima (Paulo de Lima) do Grupo de Capoeira Clarão da Lua; Mestre Chocolate (Paulo Sérgio Nunes da Silva) do Grupo da Capoeira Liberdade; Mestre Macaco (Jocimar Maciel Nunes) do Grupo de Capoeira Pé de Quilombola; Mestre Capelão (Carlos Alexandre Cardoso) do Grupo de Capoeira Esquiva de Oxóssi; Mestre Amarelo (Nauro Brasil) do Grupo de Capoeira Cometas e Caifazes; Instrutor Tucano (Wagner Ricardo Padilha) da Escola Capoeira Pedagogia.

No último dia de programação (20/11), os mestres, que participaram virtualmente, se apresentarão no Teatro Municipal Pedro Parenti, às 20h. Essa atividade presencial será somente para convidados, com número restrito de pessoas, seguindo os protocolos de distanciamento social. Para os interessados, o evento será transmitido ao vivo pela página no Facebook da SMC (@CulturaCaxiasDoSul).

Botão Voltar ao topo