Geral

Dia da Reciclagem: 7 dicas práticas para tornar seus hábitos mais sustentáveis

Em conjunto, como sociedade, precisamos ter a consciência clara do nosso papel perante o planeta. E os pequenos atos começam desde casa, com processos sustentáveis e simples que tornam o individual essencial para o coletivo. É o que defende o Projeto (Re)pense, iniciativa do Sindicato das Indústrias do Plástico do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS).

De acordo com Gerson Haas, Presidente da instituição, o segredo está no modelo da Economia Circular. “Distribuindo as tarefas a cada esfera responsável e analisando nosso próprio comprometimento como sociedade, podemos construir um futuro mais positivo para o meio ambiente, sem grandes cortes”, destaca. Mas como ter uma rotina que coopere com a sustentabilidade, sem banir materiais? Confira as dicas do (Re)pense especiais para o Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo, comemorado em 22 de novembro:

  • Organize os resíduos de acordo com a separação indicada entre secos e orgânicos
  • Reaproveite cascas de frutas e vegetais para não desperdiçá-los
  • Se puder, utilize sempre baterias e pilhas recarregáveis
  • Lave e higienize itens antes de colocá-los fora
  • Quando estiver na rua, guarde seus resíduos até encontrar um descarte
  • Embale vidro e materiais cortantes em papel ou plástico ao descartá-los
  • Conscientize as crianças sobre o consumo consciente

Ainda segundo Haas, a solução para os desafios da reciclagem e da poluição como um todo está no desenvolvimento em conjunto. “O ganho em escala é resultante da soma de pequenos esforços pessoais de cada um. Precisamos de um modelo descentralizador”, ressalta.

Mais sobre o Projeto (Re)pense: Repensando antigas práticas e ideias sob uma nova perspectiva de conhecimento, a iniciativa busca conscientizar a população sobre assuntos como o meio ambiente, a coleta seletiva, o descarte do plástico e mais. Siga @repenseprojeto e confira essa e outras temáticas.

Botão Voltar ao topo