Gastronomia

Mini bolo Martha Rocha

Receita Ana Maria

Ingredientes
Massa
6 claras (180 g)
6 colheres (sopa) de açúcar (120 g)
6 gemas (120 g)
2/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada (85 g)
2 colheres (sopa) de cacau ou chocolate em pó (30 g)
Creme de gema
1 xícara (chá) de açúcar (180 g)
6 gemas (120 g) peneiradas
2 colheres (sopa) de amido de milho (50 g)
½ xícara (chá) de água (120 ml)
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 colher (sopa) de margarina (15 g)

Chantili
1 garrafinha de creme de leite fresco (500 ml)
2 colheres (sopa) de açúcar (40 g)
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha (7,5 ml)
Crocante de nozes
5 colheres (sopa) bem cheias de açúcar (150 g)
100 g de nozes trituradas

Outros ingredientes
Suspiro
100 g de fios de ovos para decorar
½ vidro pequeno (50 g) de cerejas em calda para decorar (reserve a calda)
Nozes para decorar

Modo de preparo
Massa: Na batedeira, bata as claras em neve, acrescente o açúcar e continue batendo. Junte as gemas uma a uma e bata até misturar. Sem bater, incorpore a farinha delicadamente. Divida a massa em 2 partes e agregue o cacau ou chocolate em pó a uma delas. Despeje cada uma em fôrma redonda (22 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e leve ao forno médio preaquecido (180 °C) por cerca de 20 minutos ou até firmarem (faça o teste do palito). Deixe esfriar.
Creme de gema: Reserve a margarina e leve os demais ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Fora do fogo, incorpore a margarina, cubra com filme plástico rente ao creme e deixe esfriar.

Crocante de nozes
Derreta o açúcar em fogo baixo até formar um caramelo. Fora do fogo, agregue as nozes e despeje em bancada de pedra untada com margarina. Espere esfriar e quebre em pedacinhos. Bata os ingredientes do chantili até espessar a reserve na geladeira. Corte as massas com um aro de 5 cm de diâmetro e cada disco em 2 camadas.

Montagem: Aumente a parte superior do mesmo aro com uma tira de acetato. Acomode a massa de chocolate, umedeça com calda das cerejas e espalhe o creme de gema.
Salpique crocante de nozes e suspiro picado. Espalhe um pouco do chantili, disponha a massa branca umedecida com calda e encerre com chantili (reserve um pouco para decorar). Leve à geladeira por ao menos 1 hora. Espalhe um pouco de chantili, disponha a massa branca umedecida com calda e encerre com chantili (reserve um pouco para decorar). Leve a geladeira por ao menos 1 hora.
Desenforme, retire o acetato e revista com o crocante. Decore com fios de ovos, pitangas de chantili, cereja e metade de uma noz.

Botão Voltar ao topo