NotíciasRio Grande do Sul

Prêmio Jovem Talento Empreendedor 2020 agracia nas categorias comércio e serviços

Cerimônia, no final da tarde desta terça, contou com a presença do Prefeito Flávio Cassina

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul (Sdete), promoveu no final da tarde desta terça-feira (24/11) a entrega do Prêmio Jovem Talento Empreendedor 2020. A cerimônia, no auditório do Centro Administrativo, contou com a presença do Prefeito Flávio Cassina, do titular da Sdete, Gilnei Lafuente e de representantes de entidades e instituições de ensino parceiras do Prêmio.

O Prêmio Jovem Talento Empreendedor faz parte da programação da X Semana Municipal do Empreendedorismo e tem como objetivo valorizar e reconhecer os talentos entre 18 e 40 anos, proprietários ou administradores de empresas no município, com mais de um ano no mercado. No regulamento são quatro categorias premiadas: agronegócio, indústria, comércio e serviços.

Este ano, foram agraciados empresários de duas categorias: comércio e serviços. Na categoria comércio foi premiado Vinicius Antônio Machado Ramos, da Ezequiel Artigos Gaúchos e na categoria serviços, a jovem Latoya Brum, da Apis Food Solution. Na ocasião, Maristela Chiappin, da Rede de Ensino Caminho do Saber, recebeu a Menção Honrosa, reconhecimento para personalidade, indicada pelos parceiros do Prêmio, que tenha se destacado no estímulo e no fomento empresarial.

A Comissão Julgadora foi composta por representantes da FSG, Uniftec, Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), UCS e UERGS. “Foi um trabalho muito difícil pela qualidade dos cases inscritos. Os agraciados inovaram na gestão colaborativa e usam a tecnologia aliada à comunicação. Tem outras empresas semelhantes, mas este foi o diferencial do Vinicius e da Latoya. Quando realizamos as visitas técnicas ficamos emocionados com o empreendedorismo dos nossos jovens”, disse o professor Antonio Fernando Rosa Dini, coordenador dos Cursos de Pós-Gradação da Uniftec, um dos avaliadores do Prêmio.

O secretário Gilnei Lafuente destacou a programação da Semana do Empreendedorismo e elogiou os jovens inscritos no Prêmio. Lembrou do ano atípico devido à pandemia, mas que todos com sua força e garra seguiram em frente empreendendo.

O Prefeito Cassina lembrou da herança dos imigrantes italianos que chegaram em 1875 com coragem e fé e fizeram de Caxias do Sul o que é hoje. “Saímos da agricultura para ser um polo metalmecânico com a força dos nossos imigrantes, que mais tarde tiveram ajuda de outras etnias que vieram empreender aqui. Lembro que Abramo Eberle começou com 16 anos na funilaria de sua mãe e a Metalúrgica Abramo Eberle foi uma das maiores da América Latina. Então, jovens, vocês estão no caminho certo. Herdaram a coragem, a perseverança e são sucesso no que fazem. Parabéns!”, discursou.

São apoiadores do Prêmio Jovem Talento Empreendedor a CDL Jovem, CIC Jovem, Microempa Jovem, SEGH Jovem, Sescom Jovem, Sindilojas Jovem, Sebrae RS, Acelera Serra e Garanti Serra RS.

Botão Voltar ao topo