NotíciasRio Grande do SulVariedades

Programação virtual da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul inicia neste sábado

Ações virtuais terão bate-papo, palestras, 16º Passaporte da Leitura e contação de história

A 36ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul neste ano será híbrida, com venda de livros presencial e programação presencial e virtual durante os 17 dias do maior evento literário do Município. A programação virtual terá transmissão pelo Facebook @FeiradoLivrodeCaxiasdoSul e pelo canal no YouTube Feira do Livro de Caxias do Sul.

A primeira atividade virtual será no sábado (28), às 19h, com o bate-papo “Representatividade nos espaços de escrita e literatura”, com Jeferson Tenório, José Falero e Atena Beauvoir Rovena e mediação de Chiquinho Divilas. Já, a partir de segunda-feira (30), terá início o 16º Passaporte da Leitura, que será realizado exclusivamente de forma virtual.

No dia 03 de dezembro ocorrerá a solenidade virtual de abertura do 27º PROLER, às 19h, com a palestra “Escrever para crianças e jovens em tempos de pandemia entre outros bichos”, com Ricardo Azevedo e mediação da gerente do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (Ppel), Heloísa Coin Bachichette.

Já no dia 05 de dezembro, às 14h30min, haverá uma contação de histórias virtual com Bárbara Catarina; às 18h ocorrerá a palestra “Literatura e saúde mental: a história de dois livros”, com Celso Gutfrend e mediação de Adriana Antunes e às 19h a palestra “Acordei negro”, com Juremir Machado e mediação de Dinarte Albuquerque Filho.

No dia 06 de dezembro, a partir das 15h30min, será realizada a oficina literária “Desbloqueio para a escrita criativa”, com Valesca de Assis e às 18h a palestra “Da ideia ao texto”, com Luiz Antônio de Assis Brasil e mediação de Dinarte Albuquerque Filho.

No último final de semana da 36ª Feira do Livro, no dia 12 de dezembro, às 15h, será realizada a live da Mesa Instituto de Leitura Quindim com o tema “Literatura para a infância: uma experiência estética e sinestética necessária na formação dos leitores”, com André Neves, Roger Mello e Adriana Camêlo Lucena, com mediação de Volnei Canônica; às 19h ocorrerá a palestra virtual “A fantasia não é realizada, mas a transforma”, com Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso, com mediação de Pippo Pezzini.

No dia 13 de dezembro, a partir das 15h ocorre a live da Mesa Instituto de Leitura Quindim com o tema “Direitos Autorais em tempos de pandemia”, com Penélope Martins, Antônio Schimeneck e Sérgio Alvez, mediação com Volnei Canônica.

>>> Programação completa da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Sobre a Feira:

A abertura oficial desta edição será nesta sexta-feira (27), às 18h30min, na Praça Dante Alighieri, com show da banda caxiense Rota Lunar. O tema desta edição é “Leitura, prazer e liberdade” e conta com o poeta, professor e jornalista Dinarte Albuquerque Filho como patrono do evento e o livreiro Paulo Roberto Fogaça como amigo do livro.

Serão 17 dias de atrações culturais e artísticas, realizadas de forma presencial (64) e virtual (32), abertas à comunidade e 28 bancas, sendo 20 de Caxias do Sul e oito de outros municípios, que oferecerão até 20% de desconto.

A edição deste ano contará com 25 escritores nacionais, que têm encontro marcado com o público em 28 mesas temáticas, bate-papos, palestras e oficinas. Entre eles Jeferson Tenório, José Falero, Diana e Mário Corso, Juremir Machado, Luiz Antônio de Assis Brasil, Valesca de Assis, Celso Gutfrend, Roger Mello.

O escritor caxiense também será destaque na Feira do Livro, que contará com a participação de 22 autores locais, incluindo a 4ª edição do Projeto “Escritor na Comunidade”. Serão oferecidas 55 sessões de autógrafos; 22 encontros no 16º Passaporte da Leitura, com 44 escolas; 10 apresentações do Tapete Mágico, além contações de histórias no palco da Feira e a 12ª Maratona de Contação de Histórias no dia 05 de dezembro.

Em caso de mudança de bandeira na classificação de distanciamento controlado por parte do Governo do Estado, a Feira do Livro será mantida com a venda de livros e a programação virtual, porém a programação presencial no palco principal somente será realizada em caso de permanência do Município em bandeira laranja ou amarela.

Botão Voltar ao topo