NotíciasRio Grande do Sul

Comitê de Fiscalização Covid interdita mais dois estabelecimentos em Novo Hamburgo

A noite de sábado (28) deu seguimento às atividades do Comitê de Fiscalização Covid, composto pela Central de Fiscalização da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Guarda Municipal (GM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Em nova operação integrada, dois locais foram interditados por descumprimento das normas de distanciamento social e da legislação vigente de prevenção e combate a incêndios.

Fotos: Lu Freitas/PMNH

Ambos os estabelecimentos interditados estão localizados no bairro Canudos. O primeiro já era reincidente e foi novamente fechado pelo CBM. No segundo, houve interdição por parte da Vigilância Sanitária e do CBM.
Novamente, diversos estabelecimentos na zona central da cidade e no bairro Hamburgo Velho receberam, orientação das autoridades com relação ao horário de fechamento. Em todos os locais vistoriados, foi constatado que os proprietários respeitavam as normas determinadas pela PMNH.

A novidade do sábado ficou por conta de uma festa particular em uma residência. Após denúncia de aglomeração recebida, o efetivo deslocou ao endereço e estabeleceu procedimento de orientação e dispersão, encerrando as atividades.

Desde sexta-feira (27), o Comitê de Fiscalização Covid interditou quatro locais e vistoriou mais de 20 estabelecimentos em diversos bairros de Novo Hamburgo. O grupo atua por meio de denúncias e através do levantamento realizado pelos setores de inteligência das instituições envolvidas. Após a definição dos locais e serem vistoriados, é elaborada o planejamento das operações e os agentes vão a campo.

Casos de Covid-19

Nos últimos dias, Novo Hamburgo apresentou alta considerável de pessoas com sintomas de Covid-19 que procuram atendimento ambulatorial. Esta alta acentuada ainda não se refletiu na mesma velocidade em internação hospitalar, mas a ocupação dos leitos está crescendo, inclusive na rede privada, que já acusa lotação. A atual estrutura do Hospital Municipal está dando conta da demanda, no entanto, o Município já se organiza para ampliar novamente o número de leitos de UTI dedicados exclusivamente à Covid-19.

Com a piora na classificação da região no Distanciamento Controlado, o Executivo municipal definiu por agir com mais rigor. O período atual proíbe as atividades que reúnem muitas pessoas no mesmo ambiente. São elas: festas, bailes, baladas, aglomerações, futebol com torcida e qualquer estabelecimento aberto após às 23h. Denúncias podem ser feitas por meio de protocolo na PMNH, através da GM (fone 153) e pelo WhatsApp (51) 99880-1095.

Botão Voltar ao topo