Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas adota medidas emergenciais para combater o coronavírus

A última terça-feira (1) foi marcada por reuniões entre o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e entidades empresariais de Canoas. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, em Canoas o número de óbitos não está acompanhando o crescimento do número de casos. “A maior parte dos novos contaminados é de jovens, o que é claramente visto nos indicadores de mortalidade que se mantêm abaixo do que é considerado grave”, explica.

Leitos Covid

Para garantir atendimento aos canoenses que necessitarem de internação, a administração municipal aumentou o número de leitos exclusivos para coronavírus, passando a ter, neste momento, ao todo 50 leitos de UTI – sendo 34 no Hospital Municipal de Canoas (antigo HU); 10 no Hospital Nossa Senhora das Graças e 6 no Hospital de Pronto Socorro (HPSC). Com o acréscimo, a taxa de internação baixou de 81,5% para 62% e deve ser reavaliada pelo governo do Estado amanhã (4). Canoas conta ainda com 56 leitos de UTI destinados a outras doenças.

Os canoenses que identificarem sintomas de gripe devem procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínicas de Saúde da Família (CSFs) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). A Secretaria Municipal da Saúde trabalha com horário de atendimento estendido em doze unidades de saúde: Caçapava, das 8h às 22h; São Vicente, Primeiro de Maio e Estância Velha, das 8h às 20h; e Niterói, Guajuviras, Caic, Praça América, Mato Grande, União, Harmonia e Cerne, das 8h às 19h.

Seguindo as recomendações do Estado, Canoas também suspendeu as cirurgias eletivas que não pertencem às áreas sensíveis, como neurologia, traumatologia e cardiologia. Os mutirões realizados desde a primeira semana de outubro foram paralisados após cumprirem cerca de 70% da meta estipulada.

Decreto estadual

O decreto do governo do Estado (55.610/2020), publicado na última segunda-feira (30), impôs medidas emergenciais de segurança e higiene às áreas públicas e privadas de Canoas e outras cidades com bandeira vermelha.

O comércio não essencial, por exemplo, passou a ter permitida a capacidade de 50% dos trabalhadores, com a liberação do funcionamento presencial até às 20h. Restaurantes, lanchonetes e bares, por sua vez, podem operar presencialmente com 50% de lotação até às 22h. Já os locais que trabalharem com as opções delivery, drive-thru, pegue e leve (takeaway) podem seguir suas atividades até às 23h. Também seguindo determinação do Governo do Estado, os parques Eduardo Gomes e Getúlio Vargas não irão abrir por tempo indeterminado.

Todas as regras sanitárias, que valem até o dia 14 de dezembro, estão disponíveis no site do governo do Estado.

Entidades lançam campanha de prevenção à covid-19

A reunião desta terça-feira (1º) com entidades empresariais deu início à campanha de prevenção nos estabelecimentos comerciais da cidade para que se intensifique a cobrança do distanciamento social, do uso da máscara e da higienização com álcool em gel. Além disso, haverá maior fiscalização da Prefeitura de Canoas nestes estabelecimentos para evitar a necessidade de maiores restrições no comércio.

Botão Voltar ao topo