Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Certea de Canoas já tem 150 pacientes com suspeita ou diagnóstico de autismo

Há pouco menos de um mês, a Prefeitura de Canoas deu um passo adiante nas políticas de inclusão do município com a inauguração do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea). Até o momento, mais de 150 usuários estão referenciados no serviço, que aperfeiçoou e expandiu o trabalho que, até então, era realizado pelo Ambulatório de Diagnóstico Precoce e Cuidado da Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista, criado em abril de 2019.

Pioneiro, o serviço vai além do diagnóstico e oferece acolhimento aos usuários, através de atendimentos com fonoaudióloga, psicóloga e terapeuta ocupacional. Em breve, a equipe deverá ser reforçada com um médico neuropediatra. No local, são atendidas crianças e adolescentes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família de Canoas.

De acordo com a Diretoria de Políticas e Ações em Saúde Mental (DPASM) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Certea vai buscar desenvolver oficinas terapêuticas e de convivência social para os usuários e estabelecer parcerias/contratos com terapias complementares, como a equoterapia e a terapia facilitada por cães. Além disso, os usuários receberão os encaminhamentos para os demais serviços que atendem este público no município e as famílias receberão apoio através de grupos terapêuticos e de educação em saúde.

O Certea fica na rua Araça, 74, no Centro de Canoas, em uma sede própria, inaugurada junto com o serviço. Anteriormente, o Ambulatório de Diagnóstico Precoce atendia junto ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ).

Botão Voltar ao topo