NotíciasRio Grande do Sul

Agentes da Guarda Municipal de São Leopoldo iniciam capacitação para uso de arma calibre 12

Na segunda-feira, 7 de dezembro, nove agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo iniciaram uma capacitação para uso de arma de fogo. No curso, que segue até o dia 11, os integrantes serão instruídos para uso de espingarda calibre 12. O curso é realizado com instrutores próprios da GCM, habilitado junto à Polícia Federal, e inclui instruções práticas e teóricas. Na sala utilizada pelos agentes estão sendo seguidos todos os protocolos sanitários, como uso constante de álcool gel e de máscara, além da observação do distanciamento.

Com carga horária de 50 horas/aula, a capacitação envolve legislação aplicada ao uso de arma de fogo, técnicas operacionais e prática e prova de armamento e tiro. O curso é ministrado pelos agentes Fábio dos Santos, credenciado junto à Superintendência Regional da Polícia Federal, e Tiago Saraiva. A habilitação permite ao agente capacitar os demais integrantes da corporação. Enquanto Saraiva é pós-graduado em operações Especiais Policiais.
O diretor da GCM, Wagner Pires, destacou a importância da qualificação para os agentes que utilizam arma de fogo.

“O curso permite uma atualização para os agentes e proporciona mais segurança, tanto para os guardas como para a a população. A capacitação é imprescindível, pois o uso do equipamento requer mais habilidade dos agentes. Termos um agente próprio com credenciamento da PF é altamente positivo, pois além de ser um colega da corporação, se reduz custos. Nosso objetivo é promover a constante condição de excelência entre nossos agentes para o trabalho no dia a dia”, salientou.

O instrutor, Fábio dos Santos, destaca que o curso complementará as atividades de policiamento comunitário e proteção do serviço público municipal. “O treinamento não será importante apenas para a segurança dos agentes, mas também para a população. É uma habilidade que requer muita concentração e preparo. Essa qualificação é de fundamental importância para a ação dos agentes da Guarda Municipal. O uso da espingarda requer mais habilidade dos agentes e esta capacitação dá mais segurança na hora de atuar e consequentemente proteger melhor a população”, afirmou dos Santos.

Botão Voltar ao topo