Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas lança mapa que reúne as casas religiosas afro umbandistas

A Prefeitura de Canoas lançou o mapa do povo de terreiro, que reúne as casas religiosas afro umbandistas que atuam na cidade. Na funcionalidade, é possível consultar a localização exata de todas as casas, dando mais visibilidade aos praticantes da matriz africana, Umbanda, Quimbanda, Candomblé e outras. O acesso à ferramenta é feito pelo site da Prefeitura.

Para o diretor das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Saulo Gil, responsável pela iniciativa, o mapa vai além da novidade. “A medida também serve para enfrentar a intolerância religiosa, facilitando o acesso dos canoenses e dando mais visibilidade aos terreiros de Canoas”, afirma.

O mapa é resultado de uma pesquisa de campo iniciada em 2017, que busca identificar e cadastrar todas as instituições do gênero na cidade. Segundo o secretário de Direitos Humanos e Participação Social, Luiz Carlos Pereira Rodrigues, ainda é possível que mais casas religiosas sejam incluídas. “Canoas ainda possui vários terreiros não cadastrados e, com essa ação, temos mais divulgação para novos cadastros”, explica.

Instituições que precisem atualizar um cadastro já existente ou informar possíveis mudanças, devem entrar em contato pelo e-mail diretoria.diversidade@canoas.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3236.1055/3236.1056. Para se cadastrar, a casa religiosa interessada deve acessar o link.

Botão Voltar ao topo