Publicidade
Novo Hamburgo

Novo Hamburgo: equipes da Defesa Civil e Comusa visitam o Rio dos Sinos

A Defesa Civil de Novo Hamburgo e a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, realizaram na tarde da última quinta-feira, dia 10, uma visita guiada de barco pelas águas do Rio dos Sinos. O objetivo foi conhecer o leito do rio e captar imagens dos pontos onde arroios de diversos bairros de Novo Hamburgo e São Leopoldo se encontram com as águas dos Sinos, além de verificar a situação do despejo de lixo nas águas. O ponto de saída foi da Prainha, subindo pelo rio até o arroio Pampa, um dos principais pontos de despejo de esgoto no rio.

De acordo com a técnica em química e educadora ambiental da Comusa Milena Rossetti, a visita é importante para identificar esses locais e trabalhar ações educativas para ajudar a conscientizar a população. “Ainda estamos engatinhando na parte do tratamento de esgoto aqui em Novo Hamburgo, mas temos projetos na Comusa que vão mudar essa realidade. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Luis Rau, que finalmente pode sair do papel, vai aumentar o tratamento em 50% e isso vai impactar diretamente na água do Sinos”, comenta. “Ver o ponto de encontro do arroio Pampa, por exemplo, o cheiro forte que vem dele e a cor da água quando chega ao rio, é um sinal de alerta para que algo seja feito logo.”

Publicidade

O que surpreendeu também a educadora foi a quantidade de lixo nos galhos e ao longo do leito do rio. “A população ainda joga muito lixo na água. Encontramos de tudo no rio, garrafas, móveis, é um absurdo. E isso é algo que parte diretamente da conscientização da população. O trabalho educativo nunca foi tão importante para preservar o Rio dos Sinos.”

Publicidade
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo