Pelotas

Pelota mantém serviços essenciais no feriadão de Natal

Entre os dias 24 e 28, alguns setores funcionarão ininterruptamente ou em regime de plantão

Mudanças na rotina da cidade marcarão as comemorações natalinas, neste ano, principalmente por conta do controle de atividades, com vistas à contenção do contágio pelo coronavírus. No entanto, a população não deixará de encontrar os serviços considerados essenciais, que serão garantidos entre os dias 24 e 28, quando o expediente dos órgãos públicos municipais ficará restrito em razão do ponto facultativo da véspera de Natal (24), do feriado do dia 25 e do fim de semana (26 e 27).

O Decreto 6.351/2020, de 18 de dezembro, regulará as atividades não essenciais entre os dias 25 e 28. Saúde, saneamento, transporte público, assistência social, por exemplo, não deixarão de atender à demanda da população.

Relembre o que determina o Decreto

Festas públicas alusivas ao Natal são proibidas. As confraternizações devem se restringir aos núcleos familiares. O comércio em geral e outras atividades não funcionarão de 25 a 28, podendo retomar as atividades na terça-feira (29).

A proibição refere-se a estabelecimentos e galerias comerciais centrais, shoppings centers, Pop Center e Mercado Central, assim como a restaurantes, bares, buffets sem autosserviço e similares, clínicas de estética, salões de beleza, de podologia e barbearias, pet shops, e academias em geral. A falta de cumprimento do Decreto acarretará na aplicação de multa, de acordo com a Lei 6.819/2020.

Confira os serviços

Saúde

  • Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) – atendimento 24 horas, diariamente, à rua Barão de Santa Tecla, 834.
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – 24 horas. Chamados pelo telefone 192.
  • Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – abrirá nos dias 24 e 26, das 8 às 18h. Estará fechada nos dias 25 e 27. A Ubai está localizada à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes.
  • Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia – não abrirá de quinta-feira (24) a domingo (27). Retomará as atividades na segunda-feira (28), na sua sede, à avenida Ernani Osmar Blass, 344, Três Vendas.
  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – não abrirão de quinta-feira a domingo.
  • Central de Teleconsultas – não prestará atendimento de quinta-feira a domingo. Atividades retornam segunda-feira (28), pelo telefone 0800 6485 319, das 8 às 18h.
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – aberta ininterruptamente, à avenida Ferreira Viana, 2.231. Atendimento exclusivo para casos de síndromes gripais.
  • Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) – funcionamento ininterrupto, à avenida Bento Gonçalves, 4.590. Atendimento exclusivo para adultos e crianças com sintomas de síndromes gripais.

Sanep

Recolhimento de lixo – será normal nos quatro dias. Na véspera do Natal (24), a coleta noturna, geralmente às 19h, começará mais cedo, às 15h, para que os coletores possam confraternizar com seus familiares.

o dia de Natal, nos horários habituais.

Departamentos de Água, Esgoto e Drenagem – manterão plantões para emergências. Contatos pelo telefone 115.

Supermercados, macroatacados e outros

– Dias 26 e 28 – de acordo com o Decreto em vigor, será permitido o funcionamento de minimercados, supermercados, macroatacados, padarias, açougues, peixarias e fruteiras, entre as 6 e as 23h, e acesso ao público ate as 22h. Nos dias 25 e 27 não poderão abrir.

Transporte coletivo

Ônibus urbanos:

  • – Dia 24 – Tabela de horários de sábados. Alterações após as 17h, devido ao fechamento do comércio mais cedo.
  • – Dias 25 e 27 – Tabela de horários ajustada para atendimento a profissionais da saúde.
  • – Dia 26 – Tabela de domingos, com junção de linhas que atendem a uma mesma região.
  • – Dia 28 – Tabela de horários de sábados, com alterações de acordo com a demanda de cada região.
  • Toda a grade de horários pode ser conferida no site www.pratipelotas.com.br

Ônibus rurais:

  • – Dias 24 e 28 – Tabela de horários de sábados, com inclusão das linhas Santa Silvana, Rincão do Andrade e Arroio Moreira, que não estavam contempladas.
  • – Dias 25, 26 e 27 – Tabela de domingos.

Todos os horários podem ser conferidos na grade disponível no site www.empresasantacruz.com.br

Ônibus intermunicipais

A Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel) manterá o funcionamento para venda de passagens durante os quatro dias. Nos dias 25 e 27, o setor de encomendas estará fechado. Nos dias 24 e 26, atenderá das 7 às 20h. Para lotação dos ônibus, será obedecida a determinação de 50% da capacidade de passageiros sentados.

Assistência Social

  • Casa de Passagem – instalada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes, manterá plantão social, durante 24 horas, durante os quatro dias. Telefone: (53) 3279.3154.
  • Restaurante Popular – não abrirá entre os dias 24 e 27.

Segurança

  • Defesa Civil – atendimento 24 horas. Telefone 153.
  • Guarda Municipal – atuação durante 24 horas. Telefone 153.
  • Agentes de Trânsito – manterão expediente ininterrupto. Contatos com a Central de Atendimento (53) 3227-5402.

Mercado Central

  • Bancas – abrirão no dia 24, das 8 às 17h. Nos demais dias, o estabelecimento estará fechado.
Publicidade
Botão Voltar ao topo