NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo lança Abecedário com depoimentos de estudantes

O que as crianças têm a dizer sobre temas como quarentena, felicidade, brincadeira e sonho? Como elas definem família, liberdade e escola? A partir de questionamentos como estes, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo produziu o primeiro Abecedário da Rede Municipal de Ensino. Divididas em 22 episódios, as respostas, por vezes curiosas, engraçadas e emocionantes, estão disponíveis no YouTube no endereço bityli.com/8smI9 .

A ação faz parte da 9ª Mostra Curta Inclusão e Diversidade, reformulada na edição impactada pelas orientações de combate ao coronavírus. “Este momento tem exigido coragem e criatividade. Adaptamos a nossa já tradicional Mostra de Curtas e convidamos as escolas municipais a compartilharem conosco o que os estudantes têm a dizer. Também tivemos o debate só que desta vez, a distância”, conta a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

O Abecedário é formado por 55 verbetes que foram explicados por 70 estudantes de 60 escolas municipais, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O lançamento da produção aconteceu em live que contou com a participação da professora Adriana Fresquet, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma das principais referências latino-americanas em cinema e educação, além de professoras e estudantes que participaram do Abecedário.

Vídeos estão disponíveis no YouTube

Botão Voltar ao topo