NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo é a terceira cidade com maior número de empresas no RS

Dados foram apontados pelo IBGE

Novo Hamburgo é a terceira cidade do Estado com o maior número de empresas e outras organizações atuantes economicamente. Segundo dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os mais atuais disponíveis, a cidade tem 13.211 empresas em operação, à frente de municípios maiores, como Canoas, Pelotas, Gravataí e Santa Maria. O empreendedorismo de Novo Hamburgo só perde para Porto Alegre, com 80.124 empresas, e Caxias do Sul, com 26.467.

“É mais uma mostra do ambiente altamente positivo para empreender que estamos conseguindo implantar”, destaca a prefeita Fátima Daudt. Ela lembra que investir e abrir empresas em Novo Hamburgo ficou muito mais fácil e simples. “Menos burocracia, mais agilidade na análise de documentos e simplificação dos processos para negócios consolidam este ambiente favorável”, exemplifica, destacando que mais empresas estão chegando na cidade.

A prefeita lembra ainda que este ambiente favorável tem atraído muitas empresas de porte, como o Grupo Santander, que estão gerando centenas de empregos. E as perspectivas continuam grandes, como a vinda das Lojas Havan, que se instalará na BR-116, no bairro Rincão, e que, somente ela, deve contratar cerca de 200 colaboradores e representar um investimento direto entre R$ 25 a 30 milhões na cidade. “Os números refletem o trabalho, o comprometimento com o crescimento e desenvolvimento da cidade em várias áreas da economia. Seguimos trabalhando pela diversificação da matriz econômica do município”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues.

Trabalho

Ainda segundo o IBGE, o município também é destaque no número de pessoas ocupadas, com 88.464 pessoas nesta condição, o que coloca a cidade na quarta posição do Estado, novamente à frente de municípios como Pelotas, Santa Maria e Gravataí.

Em 2020, desde agosto, quando o Brasil voltou a apresentar saldos positivos na geração de empregos, Novo Hamburgo também tem sido destaque estadual. Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do governo federal apontam que, entre agosto e novembro (os dados de dezembro ainda não foram divulgados), Novo Hamburgo criou 4.020 postos de trabalho. E a cidade tem figurado sempre entre as que mais geram emprego no Estado: 1ª em agosto; 2ª em setembro; e 3ª em outubro.

Cadastro do IBGE

O Cadastro Central de Empresas (Cempre) do IBGE é formado por empresas e outras organizações e suas respectivas unidades locais formalmente constituídas, registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Sua atualização ocorre anualmente, a partir das pesquisas econômicas anuais do IBGE, nas áreas de indústria, comércio, construção e serviços, e de registros administrativos, como a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). As informações disponíveis referem-se às empresas e às unidades locais que no ano de referência estavam ativas no Cadastro. Os números estão disponíveis no site: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/novo-hamburgo/pesquisa/19/29761?tipo=ranking&indicador=29762

Botão Voltar ao topo