NotíciasRio Grande do Sul

Bolsonaro aceita convite para a Expodireto Cotrijal 2021

Presidente Nei César Manica fez o convite em audiência realizada nessa terça-feira (12), no Palácio do Planalto. Evento híbrido acontece de 1º a 5 de março, em Não-Me-Toque (RS)

A Expodireto foi uma das poucas exposições realizadas no ano passado, em função da pandemia do Coronavírus. Este ano, com o adiamento da Show Rural, em Cascavel (PR), ela tem a honra de abrir o calendário das grandes exposições agropecuárias brasileiras, de 1º a 5 de março. E já garantiu uma presença importante: o presidente da República, Jair Bolsonaro.

A confirmação foi feita ao dirigente máximo da Cotrijal, Nei César Manica, que participou de encontro nesta terça-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), para entrega do convite. Ele esteve acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ernani Polo (Progressistas), do deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL), do embaixador da Expodireto Cotrijal, Paulo Sérgio Pinto, e do superintendente da Administrativo-Financeiro, Marcelo Ivan Schwalbert. Um dia antes da feira, Bolsonaro receberá o Troféu Brasil Expodireto na categoria Liderança Nacional, pelo apoio ao Agronegócio.

O roteiro da comitiva ainda incluiu reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, que esteve em Não-Me-Toque (RS) na última edição da Expodireto, em 2020, e já confirmou presença para este ano. Outro convidado especial para o evento foi o comandante do Exército Brasileiro, o general gaúcho Edson Leal Pujol.

Expodireto Digital

A Expodireto, promovida pela Cotrijal, em Não-Me-Toque, uma das principais feiras agropecuárias do país, teve que se adequar em tempos de Covid-19. A 22ª edição ocorre em formato híbrido: uma plataforma vai transmitir a programação da feira e contar com expositores virtuais, além da Arena Agrodigital, espaço para startups do agro sucesso em 2020 e que retorna de forma presencial e virtual. “As atividades estarão em formato físico e digital”, afirma Manica.

Em novembro de 2020, o protocolo sanitário com normas, medidas e adequações na área do parque para a realização da feira foi entregue ao governo do Estado. Conforme a organização, algumas alterações já foram atendidas e a expectativa é que o aval positivo seja publicado no Diário Oficial nesta semana. Entre as medidas restritivas programadas para esta edição da feira estão a suspensão da Área Internacional e a vinda de delegações estrangeiras.

Os grandes eventos presenciais, como os tradicionais fóruns, terão transmissão on-line e poucas pessoas nos auditórios. Também estão previstas a segregação dos fluxos de entrada e saída, a instalação de totens de disponibilização de álcool em gel, a obrigatoriedade do uso de máscaras e do distanciamento social, a higienização e desinfecção frequente de superfícies e áreas comuns e a ampliação do horário de funcionamento da praça de alimentação.

Botão Voltar ao topo