NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul interdita Ponte do Korff por 90 dias

Desde segunda-feira (11), a Ponte do Korff, localizada na divisa dos municípios de Caxias do Sul com Campestre da Serra, está interditada para o trânsito de veículos e pedestres. A medida é necessária para a realização de obras na estrutura centenária que permite a travessia sobre o Rio das Antas.

O projeto de recuperação foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, que também será responsável pela fiscalização. A obra envolve a substituição completa do tabuleiro de madeira, recuperação, jateamento e pintura da estrutura metálica treliçada, além de reparos nos pilares e fundações, em uma extensão de 59 metros sob a jurisdição de Caxias do Sul. A execução compete à Solaris Construtora ao custo de R$ 305.472,60 e prazo de conclusão de 90 dias.

O secretário de Obras, Norberto Soletti, destaca a importância da ponte para a circulação de veículos, quer de cargas, quer de passageiros, e para o desenvolvimento do turismo, já que é um local que atrai muitos visitantes. Para evitar que ocorra a travessia, mesmo com o local interditado, serão colocadas cargas de terra. “Por questões de segurança, orientamos para que se evite visitas ao local neste período”, reforçou. A rota alternativa para tráfego na região é pela rodovia BR-116.

Inaugurada em 1907, a estrutura está localizada entre os distritos de São Manuel, em Campestre da Serra, e Criúva, em Caxias do Sul. Construída com rebites, sem uso de parafusos, a ponte tem extensão total de 108 metros e altura de 19,6 metros. Foi a primeira ponte construída sobre o rio das Antas. O caminho era usado por tropeiros desde o início do Século XX para fazer o transporte de mercadorias entre a região e as áreas centrais do país. Em 2006, a ponte foi declarada patrimônio histórico e cultural do estado.

Botão Voltar ao topo