Pelotas

Abertura da Safra do Camarão 2021 de Pelotas será dia 1º de fevereiro

Em Pelotas, a  Safra do Camarão de 2021 será aberta em cerimônia oficial no dia 1° de fevereiro, com a participação da Prefeitura, Emater e a comunidade da Colônia de Pescadores Z3. O ato está marcado para ocorrer no Quiosque da Z3, a partir das 11h. Essa será a segunda vez que o início da safra será comemorado em um evento, que tem o objetivo de valorizar o pescador e seu trabalho.

Publicidade

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, a safra deste ano poderá ser a maior dos últimos anos devido às condições climáticas, que são favoráveis em função do baixo nível da Lagoa dos Patos, que propicia a entrada de água salgada na lagoa e, em consequência, de camarões.

Pelos dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está prevista a participação de cerca de 650 pescadores licenciados, que irão em busca do camarão ‘rosa’, crustáceo que pode ser pego somente após atingir 9 centímetros, o que ocorre após cinco meses de crescimento do camarão e da sua entrada na lagoa. A pesca do animal pode ser feita, de forma legal, até o mês de maio.

Publicidade

A estimativa é de que a captura deste ano aproxime-se de 6 mil toneladas. Os crustáceos apanhados serão distribuídos em 25 bancas localizadas no Centro e nos bairros de Pelotas. Durante a Semana Santa, que ocorre de 28 de março a 3 de abril, esse número dobra, chegando a 50 pontos de venda espalhados pela cidade. O camarão também é comercializado por empresas de outras cidades, bem como por peixarias e agroindústrias de Pelotas.

O secretário também salienta que essa época é muito importante para a economia da cidade, pois faz a economia local girar e oferece aumento de renda às famílias dos pescadores.

Publicidade
Publicidade
Botão Voltar ao topo