Cidades do RSRio Grande do Sul

Maicon Lemos, de Canoas, assume presidência do COSEMS-RS

O secretário municipal da Saúde de Canoas, Maicon Lemos, assumiu nesta terça-feira (19) a presidência do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS-RS). A solenidade de posse ocorreu no Salão Nobre do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Na gestão anterior, Lemos exercia a função de 1º vice-presidente da entidade, que tem sede na Capital.

O COSEMS-RS tem um papel importante na orientação dos novos secretários municipais da saúde, que assumiram em meio à pandemia, e na logística da vacinação. “É um grande desafio assumir a presidência do Conselho, tendo como missão defender a importância da gestão municipal no enfrentamento à pandemia e apoiar os secretários municipais do Rio Grande do Sul nas ações, entre elas a vacinação, questão de leitos e de testagem da população, além de todas as demandas que envolvem as rotinas das secretarias municipais da Saúde, que não param e se somam às ações da pandemia”, afirma Lemos. O mandato à frente da entidade tem duração de um ano.

Plano de vacinação do RS

Na cerimônia de posse da nova gestão do COSEMS-RS, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, apresentou o plano de vacinação contra a Covid-19 aos 497 municípios gaúchos, durante transmissão ao vivo pela Internet. O prefeito Jairo Jorge e o secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, estiveram no evento. “A vacina é uma grande conquista. Tenho certeza que iremos vencer essa batalha juntos”, afirmou o prefeito.

COSEMS-RS

Fundada em 20 de junho de 1986, é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Tem por finalidade lutar pela gestão municipal de Saúde, congregando secretários e dirigentes e funcionando como órgão permanente de intercâmbio e troca de experiência. Participa da gestão das políticas públicas em nível estadual e nacional e atua para que a Saúde nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul seja a melhor possível.

Botão Voltar ao topo