Rio Grande do Sul

Covid-19: Esteio vacina idosos acamados

A Secretaria Municipal da Saúde de Esteio (SMS) recebeu nesta quinta-feira (21) mais 103 doses da Coronavac, imunizante contra a COVID-19 produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o instituto Butantan, de São Paulo. A vacina começou a ser aplicado nesta sexta-feira (22) em cerca de 80 idosos acamados, que são monitorados pelas unidades básicas de saúde (UBSs) de Esteio. A vacinação está sendo feita por profissionais da SMS diretamente na casa dos idosos.

O imunizante também está sendo administrado em servidores do Hospital São Camilo que atuam no setor de Imagens e, diariamente, fazem exames em pacientes internados com o coronavírus, e em motoristas da SMS que transportam pessoas com a doença e correm risco maior de contágio.

Na última terça-feira (19), Esteio havia recebido 649 doses da Coronavac, aplicadas em moradores de instituições de longa permanência de idosos e trabalhadores destas instituições, em servidores do Hospital São Camilo de setores que atendem diretamente a pacientes com a COVID-19 e em profissionais das UBSs que também estão na linha de frente no combate à doença. A Coordenadoria Regional da Saúde, com sede na Capital, vai encaminhar para Esteio a mesma quantidade de imunizantes para a realização da segunda dose, que deve ser feita de 14 a 28 dias depois da primeira.

Neste momento, as pessoas não devem procurar as unidades de saúde para vacinação. A primeira fase de imunização está sendo feita apenas em idosos que moram em asilos, trabalhadores das ILPIs e em servidores da área da saúde da SMS e do Hospital São Camilo que têm contato direto com pessoas com a COVID-19 ou com suspeita da doença. À medida que mais vacinas forem chegando, enviadas pelo Ministério da Saúde, mais pessoas de grupos prioritários serão chamadas para a vacinação, observando as prioridades definidas pelo Governo Federal.

Pessoas com sintomas da COVID-19 podem entrar em contato pelos telefones 3459-4723 e 3473-6377 (opção 1 – informações sobre o Coronavírus). Por estes canais são dadas todas as informações para agendamento de testes e outras medidas necessárias.

Grupos prioritários*
Grupo 1
Trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus (em andamento), pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência de idoso e seus cuidadores (em andamento); idosos acamados (em andamento); idosos a partir dos 75 anos; populações indígenas e quilombolas

Grupo 2
Pessoas de 60 a 74 anos

Grupo 3
Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave

Grupo 4
Professores (nível básico ao superior); servidores das forças de Segurança e salvamento; funcionários do Sistema Prisional
* De acordo com Ministério da Saúde. Poderá sofrer ajustes

Botão Voltar ao topo