Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas vai resgatar Projeto Mulheres da Paz

Para enfrentar a violência contra a mulher em Canoas, a prefeitura vai resgatar o projeto Mulheres da Paz, e a participação do município na Patrulha Maria da Penha. A retomada dos projetos foi tratada em reunião, nesta sexta-feira (22), entre o secretário da Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, e a titular da Coordenadoria das Mulheres, Vani Piovesan.

O Projeto Mulheres da Paz teve início em 2009, com o prefeito Jairo Jorge, para contribuir com a redução das violências nas comunidades; construir alternativas socioculturais com as juventudes e enfrentar a violência contra a mulher. Entretanto, desde 2017, as atividades do projeto foram descontinuadas.

“Entendemos que o projeto pode ser uma ferramenta muito importante para a prevenção da violência. A nossa intenção é resgatá-lo, uma vez que um dos focos da segurança pública de Canoas será a prevenção”, destaca o delegado Emerson.

Em relação à Patrulha Maria da Penha, desempenhada pela Brigada Militar, há uma concordância de que a Prefeitura deve agir de forma integrada, através da Guarda Municipal. As possibilidades da operacionalização ainda estão em estudo pela Secretaria da Segurança Pública.

“Estamos conversando com as lideranças municipais e de outros órgãos, como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), para pensarmos em projetos e ações em prol das mulheres canoenses, tanto no enfrentamento à violência, quanto na promoção de políticas políticas de empoderamento e independência das canoenses”, afirma Vani.

Botão Voltar ao topo