NotíciasRio Grande do Sul

Evento homenageia maestro José Pedro Boéssio

A vida e obra do maestro José Pedro Boéssio, será relembrada em São Leopoldo, 20 anos após a sua morte. Na quinta-feira, (28), às 17h, ocorre a inauguração do novo memorial em homenagem ao maestro fundador da Orquestra Unisinos. O Centro Cultural Municipal de São Leopoldo já leva o nome do homenageado, porém, agora será inaugurado um novo espaço para relembrar a trajetória do músico.

Além da inauguração do novo memorial e exibição de um vídeo de homenagem, a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Leopoldo irá anunciar projetos e parcerias, que ocorrerão em 2021, para resgatar a memória de Boéssio, músico importante na história da arte popular e erudita do município e do Rio Grande do Sul.

O evento será transmitido online pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e pelas redes da Rádio Prefeitura, e contará com a presença da família Boéssio, do secretário de Cultura, Pedro Vasconcellos, da Associação Amigos do Centro Cultural José Pedro Boéssio e da Unisinos. O evento será realizado no saguão do Centro Cultural José Pedro Boéssio, na rua Osvado Aranha, 934, Centro de São Leopoldo.

José Pedro Boéssio
Boéssio nasceu em 16 de fevereiro de 1949, em Veranópolis/RS. Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas decidiu seguir sua caminhada na música. Se tornou um regente e maestro destacado na área musical por mesclar o erudito e o popular. Cursou mestrado em regência coral e doutorado em regência orquestral na Indiana University, nos Estados Unidos. Ao longo de sua carreira atuou em diversas orquestras reconhecidas nacional e internacionalmente, o que o possibilitou estudar e atuar com expoentes nomes do mundo da música como, Gustav Mayer, Kirk Trevo, Fred Mills, Hique Gomes, Kurt Mazur. Destaca-se sua atuação no município de São Leopoldo onde foi regente do Coral da Sociedade Ginástica, além disso, professor, diretor cultural e fundador da Orquestra Unisinos. Faleceu, tragicamente, no ano de 2001.

Botão Voltar ao topo