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Empresa catarinense do segmento automotivo cresce 32% na pandemia

Especialista no item de segurança que atende 99% da frota nacional e importada de veículos, Autoimpact está consolidada no setor de autopeças e é marca homologada da Ipiranga Lubrificantes e Jet Oil Ipiranga

O ano de 2020 foi avassalador para a economia brasileira, mas uma empresa catarinense fez o trajeto na contramão e cresceu 32% em relação a 2019. A Autoimpact, especialista em palhetas automotivas, traçou a seguinte estratégia para alcançar tal façanha: aumentou a compra de peças durante a pandemia e reforçou estoque de matéria-prima para expandir atuação. Com isso, a marca com a maior linha de limpadores de para-brisas do país, que atende 99% da frota nacional e importada de veículos, domina hoje 20% do mercado do Sul do Brasil. E não para por aí: o crescimento é acelerado no Sudeste e demais regiões brasileiras.

Entre as líderes do mercado nacional de palhetas automotivas

A inovação é o diferencial da empresa, criada há pouco mais de 12 anos em São José (SC), agora instalada no parque industrial em Palhoça (SC). Atualmente, os produtos conseguem cobrir cerca de 850 veículos que rodam no país, com mais de 2 mil aplicações catalogadas. Assim, uma única palheta pode atender vários modelos de carros, mantendo a originalidade. “Temos certificações de qualidade, como a ISO TS 16949, que nos credencia para atender veículos 0 Km na linha leve dianteira”, explica um dos sócios, o engenheiro Cristiano Proença Deitos. Consolidada no setor de autopeças, a empresa catarinense é marca homologada na Ipiranga Lubrificantes e Jet Oil Ipiranga, que estão presentes em diversos pontos em todo o Brasil.

O lançamento permanente de novos produtos permite suprir toda a gama de veículos, desde modelos híbridos/elétricos, linha premium, populares até colheitadeiras do setor agrícola. A instalação também é fácil, sem precisar de mão de obra qualificada, já que é um produto original. A embalagem, um dos diferenciais da marca, tem design moderno e vem de fábrica com todas as informações de aplicações.

O crescimento da empresa também se deve ao investimento no suporte aos clientes, treinamento de vendas, com vídeos educativos e que instruem com o passo a passo para a substituição de peças. Também estão contemplados os materiais de apoio, como o catálogo impresso e online, além de um aplicativo exclusivo. “Criamos um processo de melhoria contínua, onde inovamos e surpreendemos diariamente os nossos clientes”, enfatiza Deitos. O engenheiro completou ainda que a atenção nos momentos da venda e pós-venda foi intensificada durante a pandemia, devido à dificuldade para deslocar pessoal para a capacitação, por exemplo.

O nível de expertise da Autoimpact também avançou para a linha de carga pesada, atendendo ônibus, caminhões e máquinas agrícolas. Desenvolvida em parceria com grandes frotistas, o produto destinado ao segmento de carga pesada tem uma performance reconhecida ao aumentar o intervalo médio de substituição do produto em até 20%.

Atenção da produção ao ponto de venda

O fato de a Autoimpact ser especialista em palhetas automotivas é um diferencial no mercado. Enquanto que nas outras marcas é apenas mais um item no portfólio, para a empresa catarinense a atenção é voltada exclusivamente aos resultados que o produto pode proporcionar em toda a cadeia de vendas.

Hoje, a marca dedica-se a quatro linhas de limpadores: standard – que atende ao tipo mais comum de encaixe; a linha de palhetas traseira; a linha específica – para veículos recentes e que possuem encaixes diferenciados e específicos para cada tipo de conexão, por exemplo para um Volkswagen UP e Onix e Mercedes Benz e Porsche, entre outros; e, por fim, a linha carga pesada.

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