Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Mini Zoo de Canoas convida público a conhecer a alimentação dos animais

O Setor de Nutrição do MiniZoo de Canoas foi reformado e entregue nesta quinta-feira (4) pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, aos canoenses e a todos os visitantes que quiserem conhecer. Foi instalada uma janela tipo vitrine, para que os visitantes possam observar o preparo dos pratos que são servidos diariamente, seguindo dieta específica.

A secretaria acredita que essa seja uma maneira de sensibilização e encantamento de adultos, e principalmente das crianças, sobre a importância da boa alimentação, e também para demonstrar o cuidado que devemos ter com os animais. O horário de visitação é das 9 às 17h, de terça a domingo.

Autorização de Uso e Manejo de Fauna Silvestre

A reforma do setor extra, além de ser de extrema importância para melhor abrigar os animais recebidos para tratamento, através da comunidade, também é uma condição da Autorização de Uso e Manejo de Fauna Silvestre, expedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), em setembro de 2020. O documento licencia o Zoológico Municipal de Canoas para a categoria de Jardim Zoológico.

Serão construídos cinco novos recintos, que substituirão outros, atualmente em condições bastante precárias. Eles serão versáteis e poderão abrigar desde espécies de mamíferos, aves e répteis, dentro das normas exigidas e de tamanho adequado. Haverá corredor de segurança, área de cambiamento, espelho d’água, solarium e revestimento de fácil higienização.

Outra obra exigida foi a construção de um novo cercamento da área do Zoológico, em conformidade com o estabelecido no “Manual de Empreendimentos de fauna da SEMA”, bem como o afastamento das churrasqueiras deste local. Essa obra irá proporcionar maior segurança e bem estar aos animais abrigados no Zôo, e também irá contemplar um novo pórtico de entrada, visualmente mais bonito e visível aos visitantes do Parque Getúlio Vargas.

O Mini Zoo de Canoas fica na Rua Dona Rafaela, sn, bairro Marechal Rondon, na área do Parque Municipal Getúlio Vargas (conhecido Capão do Corvo).

Horário de visitação: das 9 às 17h, de terça a domingo.

Animais recuperados voltam à natureza

Após a entrega simbólica, teve a soltura de 12 animais silvestres resgatados e recuperados pelos veterinários do Zoo – alguns em Nova Santa Rita e outros na fazenda Guajuviras. Voltaram para a natureza uma corujinha do mato, dois falcões Quiriquiri, três cágados tigre-d’água, um cágado-de-barbela, duas pombas-de-bando, um sanhaçu-cinzento, uma pomba juriti, um polícia-inglesa do sul.

Houve ainda o lançamento das obras do setor extra, que trata dos animais resgatados e tratados pelo Mini Zoo.

Botão Voltar ao topo