NotíciasRio Grande do SulVariedades

Museu Municipal expõe obras de Vasco Prado

Vasco Prado: desenhos e gravuras podem ser conferidas no Museu Municipal Hugo Simões Lagranha. A exposição apresenta 21 peças, entre desenhos e gravuras, criadas pelo artista em um amplo corte temporal. As obras, cedidas pela artista Zoravia Bettiol, estão disponíveis para a visitação do público desde o dia 29 de janeiro. A mostra marca a retomada do funcionamento do espaço cultural no Parque dos Rosa em Canoas, que estava com as atividades interrompidas desde o início da pandemia de Covid -19.

A curadoria da exposição é do historiador Airan Milititsky Aguiar e o artista visual Fabiano Gummo, que também é professor de Artes na rede pública de ensino em Canoas. Todos os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19 estão sendo aplicados, obrigatoriamente, nas visitas da população. A entrada é gratuita.

Saiba Mais:

* Vasco Prado (Uruguaiana, RS, 1914 – Porto Alegre, RS, 1998), expoente-chave na organização do campo artístico gaúcho, sendo reconhecido como gravador, escultor, tapeceiro, ilustrador, desenhista e professor. Suas criações estão presentes em monumentos públicos e sua produção compõe o acervo de inúmeros museus no Brasil e no exterior.

* As obras de Vasco Prado apresentam temáticas ligadas aos valores regionais, como o tema do cavaleiro e do cavalo, em que a figura humana é representada com um amplo sentido de dignidade, e o animal, com atributos de força e altivez, mas também com suavidade.

* Junto à exposição Vasco Prado: desenhos e gravuras, há uma pequena mostra de artistas do Clube da Gravura (Danúbio Gonçalves, Glênio Bianchetti e Plínio Bernhardt). Fundado por Vasco Prado e Carlos Scliar, o Clube da Gravura marcou um momento importante de inflexão da produção artística no Rio Grande do Sul em meados do século XX, sendo o pioneiro do gênero no país.

* Considerada uma das edificações mais antigas de Canoas, datada do início do século XX, a Casa dos Rosa, que sedia o Museu Municipal Hugo Simões Lagranha, foi utilizada pela família dos Rosa até 1979. Em 2009, o imóvel foi tombado como patrimônio histórico. Após ser restaurado, o prédio foi inaugurado como espaço cultural em 2016, na gestão do prefeito Jairo Jorge.

Agende-se:
O que: Vasco Prado: desenhos e gravuras (Coleção Zoravia Bettiol)
Quando: Aberto até 15/03
Onde: Museu Municipal Hugo Simões Lagranha – Parque dos Rosa (avenida Victor Barreto, 2186 – Centro, Canoas)
Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17 horas.
Curadoria: Airan Milititsky Aguiar e Fabiano Gummo

Botão Voltar ao topo