NotíciasRio Grande do Sul

Caxias inicia obra de recuperação da Ponte do Korff

O trânsito está bloqueado para veículos e pedestres

Foi dado início as obras de recuperação da Ponte do Korff, uma ponte centenária, localizada na divisa dos municípios de Caxias do Sul e Campestre da Serra. A obra está em fase inicial e tem prazo de 90 dias para ser concluída. Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Subprefeitura de Criúva realizam os trabalhos de acompanhamento e fiscalização. O trânsito está bloqueado para veículos e pedestres e a ponte interditada.

Fotos Divulgação /Subprefeitura de Criúva /PMCS

Na fase inicial, os trabalhos serão de reforço dos pilares centrais e de fundações da estrutura, que receberão uma camada de concreto. As demais fases do projeto envolvem a substituição completa do tabuleiro de madeira, recuperação, jateamento e pintura da estrutura metálica treliçada, em uma extensão de 59 metros sob a jurisdição de Caxias do Sul.

A execução compete à Solaris Construtora e ao custo de R$ 305.472,60. Por questões de segurança, a orientação é para que se evite visitas ao local neste período. A rota alternativa para tráfego na região é pela rodovia BR-116.

A ponte

Inaugurada em 1907, a estrutura está localizada entre os distritos de São Manuel, em Campestre da Serra, e Criúva, em Caxias do Sul. Construída com rebites, sem uso de parafusos, a ponte tem extensão total de 108 metros e altura de 19,6 metros. Foi a primeira ponte construída sobre o Rio das Antas. O caminho era usado por tropeiros desde o início do Século XX para fazer o transporte de mercadorias entre a região e as áreas centrais do país. Em 2006, a ponte foi declarada patrimônio histórico e cultural do Estado.

Botão Voltar ao topo