Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas busca a inclusão de professores no próximo grupo a ser vacinado contra a Covid-19

Prefeitos e secretários da Educação das cidades que fazem parte do Consórcio de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) se unem para incluir os professores na segunda fase da vacinação da Covid-19. O grupo busca uma agenda com o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde em Brasília para reivindicar a vacina.

Reunidos nesta manhã (10) na sede da Granpal, os representantes dos Executivos municipais trataram sobre os desafios da rede pública de ensino no retorno às aulas em 2021. “Com o cenário da Pandemia da Covid-19, a maior convergência que temos a tratar aqui é a vacinação dos nossos professores e professoras. Para chegar nisso, temos que ter coesão política, agirmos, prefeitos e prefeitas, junto com o governador. É nosso grande esforço na Educação, neste momento, mas ainda encontramos resistência no governo Federal”, afirmou o prefeito Jairo Jorge.

Em Canoas, há cerca de 2.500 trabalhadores na área da Educação. Com a capacidade de agir rápido na vacinação desses profissionais, 30 mil crianças serão beneficiadas, além dos pais, famílias e o setor produtivo.

A secretária de Educação de Canoas, Sônia Maria da Rosa, avalia que a questão principal, na reunião de hoje, é justamente a união dos prefeitos e secretários para buscar junto aos ministérios da Educação e da Saúde, em Brasília, a vacinação para os professores e demais trabalhadores da rede de ensino.

Esta foi a segunda reunião dos prefeitos da Granpal com os secretários municipais da Educação e a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. “Tivemos contribuições bem importantes, pertinentes, além de todo um movimento de união com o Estado. Há uma série de ações em que o Estado já avançou, que servem de ferramentas para os municípios se orientarem no retorno às aulas neste cenário de pandemia”, relatou Sônia.

Participaram da reunião nesta manhã, na Granpal, representantes dos Executivos municipais de Esteio, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita, Triunfo, São Leopoldo, Guaíba e Canoas.

Botão Voltar ao topo