Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo e Canoas discutem parcerias em Segurança Pública

O secretário de Segurança de Novo Hamburgo, Roberto Junghton, recebeu o titular da Secretaria de Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, nesta quinta-feira (11). Em pauta, a troca de experiências bem-sucedidas em ambas as cidades e a possibilidade de integração de ações e pleitos coletivos junto aos governos estadual e federal.

Entre os assuntos abordados, destacaram-se a atuação da Guardas Municipais, projetos de prevenção à violência, a estruturação dos Observatórios de Segurança e o papel de um setor de inteligência e análise criminal – estrutura recentemente criada em Canoas. Jungthon falou sobre o case da Unidade de Gestão de Projetos de Prevenção à Violência (UGPPV) e relatou as atividades e já realizadas pelo Observatório da Segurança de Novo Hamburgo (OSNH), detalhando o processo de coleta e análise dos dados e a sua utilização no enfrentamento à criminalidade no município.

“A troca de experiências é fundamental para que nosso trabalho seja cada vez mais eficaz e a região continue diminuindo os índices de violência. Temos no OSNH uma fonte relevante e qualificada de informação que norteia a tomada de decisões. No campo da prevenção à violência, temos expertise e estamos dispostos a compartilhar esse conhecimento. Novo Hamburgo tem um amplo programa de prevenção, que transforma vidas a partir da qualificação profissional de muitos adolescentes e jovens.”, destacou o general Roberto Jungthon.

Canoas está retomando as atividades do seu Observatório de Segurança Pública e contará com uma equipe interdisciplinar para abastecer as forças de segurança e o setor de inteligência com informações, a fim de criar estratégias de enfrentamento à criminalidade. “É importante conhecer experiências que deram certo em outros municípios e que podemos, eventualmente, adotar em Canoas e melhorar ainda mais a nossa segurança pública”, afirmou Wendt. O secretário do município da região metropolitana também frisou que o trabalho em conjunto é fundamental para levar as demandas comuns às instâncias estadual e federal, ampliando as chances de êxito.

Ainda participaram do encontro diretor de Gestão Integrada, Claiton Silva, o secretário adjunto da Segurança Pública de Canoas, tenente-coronel Marcelo Pitta, e o diretor de Inteligência e Análise Criminal, Gilmar Puhl Tormes.

Botão Voltar ao topo