NotíciasRio Grande do Sul

Rede municipal de São Leopoldo inicia ano letivo virtual em março

A volta às aulas na rede municipal de ensino de São Leopoldo tem data definida. O retorno ocorrerá de forma virtual no dia 1º de março e a volta presencial, na modalidade híbrida, está prevista a partir do dia 5 de abril. O planejamento de retorno ao ano letivo de 2021 foi anunciado nesta terça-feira, 16, durante live pelo Facebook na página da Rádio Prefeitura de São Leopoldo. Participaram do anúncio o prefeito Ary Vanazzi, o secretário de Educação Ricardo da Luz e a diretora pedagógica Carla Ecosteguy.

O secretário de Educação, Ricardo da Luz, enfatizou que o início das aulas na modalidade híbrida (presencial e plataforma) dependerá dos boletins epidemiológicos do período e também da cor da bandeira da região. “A data que estamos apresentando não é uma data fechada, isso precisa ficar claro para toda a comunidade escolar. Temos um longo caminho para percorrer, onde nós só teremos aula presencial a partir do dia 5 de abril se todos os protocolos e metas forem atingidos”, disse o secretário que também explicou que todos os profissionais de educação farão testagem na semana anterior a volta a aula.

O prefeito Ary Vanazzi destacou que o retorno às aulas é um assunto que vem sendo debatido desde março de 2020 envolvendo toda a comunidade escolar. “Ninguém tem certeza de como vai ser, mas estamos aqui para fazer uma projeção e, se ocorrer tudo que estamos prevendo, as aulas retornam de forma híbrida nas datas previstas”, disse Vanazzi.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (Smed), no ano letivo de 2020, que ocorreu de forma remota em decorrência da pandemia de covid-19, em média, 43% dos estudantes interagiram pela plataforma e 39% buscaram as atividades impressas nas escolas. Cerca de 19% do total (3900 estudantes)não interagiram de forma alguma.

Volta às aulas
De acordo com o planejamento, apresentado pela diretora pedagógica Carla Ecosteguy, todos os alunos do Ensino Fundamental – do 1º ao 9º ano, Acelera, EJA e Educação Infantil (manutenção de vínculos) – retornam às atividades escolares no dia 1º de março, em modalidade remota, com atividades na plataforma virtual e atividades impressas, formato semelhante ao ano letivo de 2020.

A partir de 5 de abril, está previsto o retorno na modalidade híbrida, isto é, enquanto um grupo de alunos é atendido de forma presencial na escola, outro grupo acessará a plataforma/atividades impressas e vice-versa. As aulas presenciais serão espaço de interação entre professores e estudantes para explicar e sanar dúvidas das atividades postadas na Plataforma e impressas entregues na escola. As atividades impressas serão entregues aos estudantes que não tem acesso à internet às segundas-feiras.

As turmas serão divididas em Grupo A e Grupo B para atendimento presencial com até 50% de estudantes, respeitando o distanciamento de 1,5 metro conforme protocolo sanitário. A carga horária presencial será de três horas diárias e uma hora de atividade diária complementar.

O Espaço de Aprendizagem (anos iniciais), a Sala de Recursos (alunos de inclusão) e EVAM iniciarão os atendimentos em 5 de abril com agendamento, preferencialmente, no turno da criança/estudante.

Cronograma de Retorno na modalidade híbrida (presencial +plataforma)
05/04: 3º, 5º, 9º anos, ACELERA e EJA e Educação Infantil (manutenção de vínculos)
19/04: 1º, 2º e 4º anos e Educação Infantil (manutenção de vínculos)
26/04: 6º,7º e 8º anos e Educação Infantil (manutenção de vínculos)

Educação Infantil
03/05: Turmas de 4 e 5 anos
10/05: Turmas de 2 e 3 anos
17/05: Turmas de 0 e 1 ano

Alimentação
O cardápio será composto por alimentos de fácil e rápido preparo, para as primeiras semanas do retorno às aulas. O consumo em ambiente escolar seguirá o protocolo já socialmente convencionado para o enfrentamento da pandemia.

Equipamentos de proteção individual
Cada escola receberá materiais para uso individual de servidores/as, de funcionários/as e de estudantes. Os equipamentos estarão disponíveis no retorno às aulas.

Proteção coletiva
Haverá desinfecção e higienização dos espaços escolares, uso de tapetes sanitizantes, termômetros e demais itens de proteção coletiva, em respeito às normas sanitárias vigentes.

Material escolar
Entre os dias 22 e 29 de março está previsto a entrega dos kits de materiais escolares das escolas prioritárias (Álvaro Nunes , Bento Gonçalves, Clodomir Vianna Moog, Dilza Flores,Edgard Coelho, Chico Xavier, Germano Sperb, João Goulart, Maria Edila, Mario Fonseca, Osvaldo Aranha, Padre Orestes, Paulo Beck, Rui Barbosa, Santa Marta, Tancredo Neves, EMEI Acácia Mimosa, EMEI Antônio Leite, EMEI Girassol).

Internet gratuita 
O secretário acrescentou que para as aulas virtuais estará funcionando o tráfego patrocinado. Dentro da plataforma Google Class ou Google Sala de aula o professor e o aluno terão a opção de usar o tráfego de dados pela sua operadora de telefonia. “No momento que ele optar pela sua operadora, dentro do Google sala de aula, para estudo, tudo que for de dados gasto para realização das tarefas passa a ser pago pela prefeitura”, explicou Ricardo.

Botão Voltar ao topo