Vale do Sinos

Programa Família Acolhedora de Sapucaia do Sul é conhecido por Gramado e Mampituba

Na tarde desta quinta-feira (18), representantes dos municípios de Gramado e Mampituba estiveram em Sapucaia do Sul para conhecer o Programa Família Acolhedora, já que o projeto do município é considerado referência no Rio Grande do Sul.

Desse encontro, resultou um convite para que Sapucaia do Sul participe de um evento em Capão da Canoa, para apresentar a experiência do município nesse projeto.

O serviço de acolhimento familiar é responsável por organizar o acolhimento de crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva, em residências de famílias voluntárias da comunidade que são selecionadas, capacitadas, cadastradas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento para oferecer e garantir cuidados individualizados em ambiente familiar e afetuoso.

Atualmente o município conta com 7 famílias cadastradas, e o objetivo da prefeitura municipal é chegar a 15 famílias. “Nossa troca de experiências foi muito positiva, todos os presentes possuem um histórico na luta pela defesa os direitos das crianças e adolescentes. Para uma criança ou adolescente, essa passagem por um núcleo familiar estruturado e com disponibilidade afetiva trará uma carga de amor e apoio, tão necessários para que eles possam ampliar suas perspectivas de futuro”, afirmou a vice-prefeita Imilia de Souza.

Estiveram presentes a vice-prefeita Imilia de Souza; a secretária de Desenvolvimento Social, Magda dos Anjos; a coordenadora do Serviço Família Acolhedora, Maiara; e representantes do Instituto Proteja, da Associação dos Conselheiros Tutelares do RS (Aconturs), além de representantes de Gramado e Mampituba.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo