Cidades do RSRio Grande do Sul

Taquara inicia plano emergencial para os atendimentos Covid

A Secretaria da Saúde de Taquara está mobilizada para colocar em execução um plano emergencial para os próximos 30 dias contados a partir desta segunda-feira (22). A operação reforçada abrange atendimentos no Centro Covid, Hospital Bom Jesus (HBJ), Pronto Atendimento do Posto 24h e Unidades Básicas de Saúde do município.

Pessoas com sintomas gripais leves devem somente ir para o Centro Covid (Rua Bahia, bairro Santa Teresinha, fundos do Ginásio Municipal Tancredo Neves, telefone 3541-4964), que funciona de segunda a segunda-feira das 7h às 19h. À noite, estes pacientes devem se dirigir ao Hospital Bom Jesus. A secretária de Saúde de Taquara, Ana Maria Rodrigues, reforça que aqueles com sintomas gripais mais robustos, como falta de ar e baixa saturação, devem ir direto ao hospital.

A partir desta segunda, o Hospital Bom Jesus fica restrito apenas para casos de urgência e emergência. “A estrutura do hospital precisa estar à disposição dos pacientes classificados pela Escala Manchester em laranja e vermelho”, comenta Ana. A secretária explica que, quem estiver nas outras classificações, será recebido e triado, sendo encaminhado para o Posto 24h. Os pacientes com situação clínicas leves e casos não gripais devem procurar atendimento nas UBSs nos bairros. “Criamos um documento de triagem para tal”, explica Ana.

A partir do meio-dia até a meia noite de hoje, haverá o reforço de um terceiro médico para dar retaguarda no atendimento do Posto 24h. Além dele, outros dois médicos já atuam na escala normal. “Fizemos este remanejamento na intenção de garantir o atendimento médico a toda a população, aquelas com suspeitas de Covid ou com outros problemas de saúde”, destacou a secretária.

Botão Voltar ao topo