NotíciasRio Grande do Sul

Transporte coletivo em caxias tem recuo de 50% no excesso de passageiros

Número de linhas fiscalizadas foi menor em função do Carnaval

Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, as equipes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) somaram mais de 6 mil passageiros nos ônibus durante as fiscalizações que objetivam o cumprimento aos decretos que estabelecem a ocupação máxima da capacidade total dos veículos no transporte coletivo urbano. Devido ao feriado de Carnaval, as equipes não fiscalizaram os ônibus na segunda-feira e terça-feira da semana passada.

O índice de excesso de passageiros foi de 0,87% do total de usuários transportados. Os maiores gargalos foram identificados nas linhas L29 – Iracema (excesso de 12 usuários) e L30 – Montes Claros (de 11 usuários). O resultado é menor ao da semana passada, que foi de 1,62%.

Os itinerários mais observados pelas equipes da Fiscalização de Trânsito foram as L02 – Salgado Filho / Ana Rech, L05 – Século XX e L38 – Diamantino, vistoriadas duas vezes. No total, foram fiscalizadas 46 linhas em 174 horários.

Desde o começo dos trabalhos de fiscalizações, em abril de 2020, foram contabilizados 1.004.466 passageiros. Destes, 12.105 estavam acima do máximo permitido pelos decretos, que oscilaram conforme as mudanças de bandeiras vigentes. A média de excesso de passageiros no período foi de 1,21%. Nos casos em que há flagrante de excesso de usuários, a Fiscalização de Trânsito alerta a concessionária para que amplie a oferta de assentos, seja com o acréscimo de veículos ou através da substituição de ônibus com eixos simples por veículos articulados.

O objetivo das ações é a redução do excesso de usuários em cumprimento aos protocolos sanitários que foram estabelecidos no Distanciamento Controlado do Governo Estadual. A lotação máxima permitida, no momento, é de 60% da capacidade total dos ônibus. Caso se confirme a bandeira preta anunciada na sexta-feira (19) pelo Governo do Estado, que começará a valer na terça-feira (23), a capacidade total permitida será de 50%. A SMTTM ressalta que as fiscalizações permanecerão por tempo indeterminado.

Botão Voltar ao topo