Publicidade
PelotasSaúde

Pelotas vacina quase 2 mil idosos no drive-thru

A Prefeitura retoma a imunização dos idosos a partir de segunda-feira (1º), até sexta-feira (5)

O drive-thru da vacinação, iniciativa da Prefeitura de Pelotas, imunizou quase 2 mil idosos com mais de 80 anos contra a Covid-19 neste fim de semana. O processo foi conduzido por cerca de 70 voluntários, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e alunos das universidades e escolas técnicas de Enfermagem da cidade. Agentes de trânsito e integrantes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Brigada Militar e 9º Batalhão de Infantaria Motorizada também foram essenciais.

A vacinação de idosos dessa faixa etária foi possível após a chegada de 4,7 mil doses, na última quinta-feira (25). Considerando que Pelotas possui em torno de 4,2 mil idosos com idades entre 80 e 84 anos, praticamente metade do grupo será imunizado, conforme explica a secretária de Saúde, Roberta Paganini.

Publicidade

Vacinação continua durante a semana

A imunização de idosos com mais de 80 anos segue a partir de segunda-feira (1º). A aplicação vai ocorrer das 10h às 15h, em sete escolas da rede municipal, e cada local vai contar com cem doses todos os dias, até quinta-feira (4). Para isso, serão distribuídas cem fichas diariamente. Na sexta (5), a SMS vai disponibilizar as doses restantes da semana.

Na segunda-feira, a imunização é destinada às pessoas com 83 anos ou mais. Já na terça-feira (2), será a vez daquelas com 82 anos ou mais. A quarta (3), quinta (4) e sexta-feira serão os dias destinados aos idosos com 80 anos ou mais. Os beneficiados deverão levar documento de identidade (RG ou CPF), comprovante de residência e cartão SUS, preferencialmente.

A ação do fim de semana, na visão da secretária, deve desafogar a demanda durante a semana. O drive-thru, portanto, atendeu às expectativas das equipes, segundo a secretária Roberta Paganini.

“Teremos 100 doses em 7 escolas durante 4 dias, o que será suficiente para todos deste grupo. Isso dará segurança para que estes idosos não precisem ir todos no primeiro dia nas escolas, evitando, assim, as filas”, ressaltou Roberta Paganini.

Confira a programação da semana

Idosos com 83 anos ou mais
Segunda-feira (1º) – das 10h às 15h, nas 7 escolas

Idosos com 82 anos ou mais
Terça-feira (2) – das 10h às 15h, nas 7 escolas

Idosos com 80 anos ou mais
Quarta-feira (3) – das 10h às 15h, nas 7 escolas
Quinta-feira (4) – das 10h às 15h, nas 7 escolas
Sexta-feira (5) – das 10h às 15h, nas 7 escolas

Locais:

  • EMEF Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas);
  • EMEF Núcleo Habitacional Dunas – rua Três, 470 (Areal);
  • EMEF Francisco Caruccio – avenida Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas);
  • EMEF Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal);
  • Colégio Municipal Pelotense – avenida Bento Gonçalves, 4.507, com entrada pelo Ginásio (Centro);
  • EMEF Alcides Mendonça – rua Padre Diogo Feijó, 213 (Fragata); e
  • EMEF Francisco Barreto – rua Triunfo, 2.257 (Laranjal).

É importante lembrar que os idosos que apresentarem, nas últimas quatro semanas, sintomas gripais ou outras doenças agudas febris moderadas, não deverão se vacinar.

Quase 20 mil vacinados em Pelotas

Dados enviados ao Departamento de Informática do SUS (Formsus), neste sábado, mostram que a Prefeitura já vacinou 19.982 pessoas. Dessas, 13.116 são profissionais da saúde, 4.9430 são idosos com idade acima de 80 anos, 985 são moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), 23 são indígenas e 50 são deficientes.

648 profissionais da saúde já receberam a 2ª dose, assim como 213 idosos de ILPIs e 17 indígenas.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo