Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas: 40% dos intubados por Covid-19 possuem entre 20 e 45 anos

Em Canoas, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid alcançou os 95,19% nos hospitais nesta terça-feira (2). Um dado que chama a atenção das equipes de saúde é a mudança de perfil dos casos graves em relação ao início da pandemia. Aumentaram as internações de pacientes mais jovens, sem comorbidades. Entre aqueles que estão intubados nas unidades de terapia intensiva, cerca de 40% possuem entre 20 e 45 anos.

Outra mudança está relacionada ao maior tempo de internação nas unidades de terapia intensiva, o que retarda o giro de leitos e gera um represamento de pacientes à espera de vaga. No início da pandemia, o tempo de internação era de até 15 dias. Hoje, varia entre 15 e 30 dias, segundo o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.

Ampliação de leitos

No domingo (28), foram abertos dez leitos leitos de UTI para pacientes de Covid no Hospital de Pronto Socorro. A medida foi possível devido ao acionamento do Plano Emergencial de Contingência da instituição. Com isso, leitos normais de UTI foram transformados em Covid, diante da alta demanda por internações de pacientes.

Desde janeiro de 2021, o município de Canoas ampliou de 113 para 227 o número de leitos destinados, exclusivamente, à internação de pacientes com síndrome respiratória grave e Covid-19, um acréscimo de 114 novos em dois meses. Para os próximos dias, está prevista a abertura de mais leitos de UTI e clínicos na rede pública de saúde da cidade.

Botão Voltar ao topo