Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas inaugura cinco centros para a realização de testes de Covid-19

Nesta quinta-feira (4), começam a funcionar em Canoas, cinco centros para a realização de testes contra a Covid-19. O atendimento será das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A unidade móvel ficará na Praça do Avião, no Centro, e as escolas estão localizadas nos quatro quadrantes da cidade, nos bairros Mathias Velho, Guajuviras, Rio Branco e Niterói.

Centrais de Testagem:

Centro de Testagem Móvel – Praça do Avião (Centro)

EMEF Doutor Nelson Paim Terra (Rua Primavera, nº 1676 – Rio Branco)

EMEF Erna Würth (Avenida 17 de Abril, n° 430 – Guajuviras)

EMEF Bilíngue para Surdos Vitória (Rua Caçapava, nº 400 – Mathias Velho)

EMEF Pernambuco (Rua Capistrano de Abreu, 1721 – Niterói)

Tipos de testes disponíveis

Tanto na central móvel quanto nas escolas, haverá a disponibilização de testes rápidos e de RT-PCR (cotonete). Confira abaixo as indicações para cada tipo de exame:

Teste rápido de anticorpos: indicado para pacientes assintomáticos (sem sintomas), preferencialmente, que tiveram contato próximo com algum caso positivo por RT-PCR*. Para que o teste seja mais efetivo é recomendada sua realização no 14º dia do último contato com o caso positivo. Este teste detecta anticorpos. O usuário poderá ir diretamente nos centros para coletar, levando documento de identificação, CPF e Cartão SUS (se possuir).

Teste RT-PCR: indicado para pacientes sintomáticos. Deve ser realizado por indicação médica, por isso, o usuário precisa realizar consulta na sua Unidade de Saúde de referência e pegar a requisição para a coleta. Para o teste, o paciente deve estar entre o 3º e 8º dia do sintoma, o que possibilita fidelidade no resultado, visto que ele detecta o vírus ativo*.

Com a requisição em mãos, não é necessário o agendamento prévio nas centrais de testagem, somente se dirigir ao local no dia indicado para coleta. O atendimento será realizado por ordem de chegada. Ao comparecer a uma central, o usuário deverá levar a requisição, documento de identificação, CPF e Cartão SUS (se possuir).

O tempo de resposta do resultado depende do Laboratório Central do Estado (Lacen), responsável pela análise do material. Depois de pronto, ele poderá ser acessado no Portal da Prefeitura (www.canoas.rs.gov.br/novocoronavirus).

Plantão Covid

Aos finais de semana, os testes estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde onde funciona o Plantão Covid, das 8h às 20h.

São elas: UBS Guajuviras (Av. 17 de Abril, 1991), UBS União dos Operários (Rua São Borja, 395), UBS Primeiro de Maio (Rua Primeiro de Maio, 534) e UBS Imaculada (Rua José de Alencar s/n°).

Botão Voltar ao topo