Confira os valores da nova tabela de fretes do transporte rodoviário de carga
Nesta quarta-feira (2), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União, a nova tabela de fretes do transporte rodoviário de carga.
Conforme diz a nota técnica que antecedeu a portaria, a Lei nº 13.703/2018 determina que, quando ocorrer no mercado nacional oscilação no preço do óleo diesel superior a 10% (para mais ou para menos), uma nova norma com pisos mínimos deverá ser publicada pela agência do setor.
Essa equação considera alguns coeficientes relativos aos custos de deslocamento, de carga e de descarga. Tais custos contemplam tanto custos operacionais como mercadológicos. Entre os elementos considerados estão os de aquisição do veículo, preço do óleo diesel, pneus e salário dos motoristas. O atual reajuste não inclui o IPCA, segundo a ANTT.
A tabela apresenta os novos pisos mínimos para os mais diversos tipos de frete – diferenciados por tipo de carga, coeficiente de custo e número de eixos carregados. O cálculo apresentado na nota técnica leva em consideração o resultado de um levantamento de preços feito pela Agência Nacional do Petróleo, tendo como período observado o relativo a 22 e 27 de fevereiro, quando o valor médio do diesel S10 aumentou de R$ 3,663 para R$ 4,25.
Em termos percentuais, esse aumento equivale a 16,03%. Percentual acima dos 10% usados como espécie de gatilho para a revisão da tabela, pela agência.
COEFICIENTES DOS PISOS MÍNIMOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
TABELA A – TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,1406 |
2,6987 |
3,1378 |
3,5303 |
4,0143 |
4,4012 |
5,0205 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
208,46 |
239,19 |
263,30 |
277,11 |
307,67 |
357,60 |
387,88 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,1746 |
2,7416 |
3,1632 |
3,6026 |
4,0866 |
4,5080 |
5,1267 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
213,57 |
246,75 |
261,81 |
288,53 |
319,08 |
378,50 |
408,64 |
||
3 |
Frigorificada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,5627 |
3,2115 |
3,7501 |
4,2983 |
4,8539 |
5,2278 |
5,9503 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
244,72 |
276,19 |
310,99 |
350,30 |
380,86 |
427,21 |
461,79 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6879 |
3,1325 |
3,5287 |
4,0127 |
4,4018 |
5,0151 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
236,21 |
261,81 |
276,67 |
307,22 |
357,74 |
386,40 |
|||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,1347 |
2,6879 |
3,1325 |
3,5287 |
4,0127 |
4,4018 |
5,0151 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
206,83 |
236,21 |
261,81 |
276,67 |
307,22 |
357,74 |
386,40 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,9012 |
2,6879 |
3,1476 |
3,5287 |
4,0127 |
4,4018 |
5,0151 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
206,83 |
236,21 |
265,97 |
276,67 |
307,22 |
357,74 |
386,40 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6798 |
3,2379 |
3,7045 |
4,0970 |
4,5810 |
4,9759 |
5,5952 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
311,87 |
342,60 |
371,91 |
385,72 |
416,28 |
468,41 |
498,70 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,7311 |
3,2981 |
3,7319 |
4,1712 |
4,6552 |
5,0846 |
5,7034 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
325,99 |
359,16 |
379,43 |
406,14 |
436,70 |
498,32 |
528,46 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,9864 |
3,6352 |
4,1947 |
4,7430 |
5,2986 |
5,6829 |
6,4053 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
319,75 |
351,22 |
392,78 |
432,09 |
462,65 |
511,87 |
546,45 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,9399 |
3,4120 |
3,8083 |
4,2923 |
4,6893 |
5,3027 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
303,16 |
333,97 |
348,82 |
379,38 |
432,11 |
460,76 |
|||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3868 |
2,9399 |
3,4120 |
3,8083 |
4,2923 |
4,6893 |
5,3027 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
273,78 |
303,16 |
333,97 |
348,82 |
379,38 |
432,11 |
460,76 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,6729 |
4,1569 |
5,2285 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
316,31 |
346,87 |
445,08 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
TABELA B – OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8914 |
3,1866 |
3,6706 |
3,9305 |
4,3309 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
239,30 |
248,22 |
278,78 |
315,68 |
329,51 |
||||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,9222 |
3,2173 |
3,7013 |
3,9612 |
4,3616 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
239,30 |
248,22 |
278,78 |
315,68 |
329,51 |
||||
3 |
Frigorificada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,4471 |
3,8052 |
4,3608 |
4,6288 |
5,1167 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
271,42 |
280,34 |
310,90 |
350,00 |
363,83 |
||||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8914 |
3,1866 |
3,6706 |
3,9305 |
4,3309 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
239,30 |
248,22 |
278,78 |
315,68 |
329,51 |
||||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8914 |
3,1866 |
3,6706 |
3,9305 |
4,3309 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
239,30 |
248,22 |
278,78 |
315,68 |
329,51 |
||||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8914 |
3,1866 |
3,6706 |
3,9305 |
4,3309 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
239,30 |
248,22 |
278,78 |
315,68 |
329,51 |
||||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,4581 |
3,7532 |
4,2372 |
4,5052 |
4,9055 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
347,91 |
356,83 |
387,39 |
426,50 |
440,32 |
||||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,4909 |
3,7860 |
4,2700 |
4,5379 |
4,9383 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
356,92 |
365,84 |
396,39 |
435,50 |
449,33 |
||||
9 |
Perigosa (frigorificada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,8917 |
4,2499 |
4,8055 |
5,0839 |
5,5717 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
353,21 |
362,13 |
392,69 |
434,66 |
448,49 |
||||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1710 |
3,4661 |
3,9501 |
4,2181 |
4,6184 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
311,46 |
320,38 |
350,93 |
390,04 |
403,87 |
||||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1710 |
3,4661 |
3,9501 |
4,2181 |
4,6184 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
311,46 |
320,38 |
350,93 |
390,04 |
403,87 |
||||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1866 |
3,6706 |
4,3309 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
248,22 |
278,78 |
329,51 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
TABELA C – TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,9294 |
2,4158 |
2,8441 |
3,2044 |
3,6171 |
3,9069 |
4,4556 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
90,21 |
96,84 |
109,50 |
112,48 |
119,06 |
132,99 |
139,52 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,9514 |
2,4410 |
2,8729 |
3,2500 |
3,6628 |
3,9649 |
4,5134 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
91,32 |
98,47 |
109,19 |
114,94 |
121,52 |
137,50 |
143,99 |
||
3 |
Frigorificada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3372 |
2,9127 |
3,4291 |
3,8857 |
4,3701 |
4,6609 |
5,3028 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
109,63 |
116,41 |
133,62 |
142,09 |
148,68 |
162,78 |
170,23 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,4119 |
2,8421 |
3,2038 |
3,6166 |
3,9071 |
4,4537 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
96,19 |
109,19 |
112,39 |
118,97 |
133,02 |
139,20 |
|||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,9272 |
2,4119 |
2,8421 |
3,2038 |
3,6166 |
3,9071 |
4,4537 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
89,86 |
96,19 |
109,19 |
112,39 |
118,97 |
133,02 |
139,20 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,6938 |
2,4119 |
2,8476 |
3,2038 |
3,6166 |
3,9071 |
4,4537 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
89,86 |
96,19 |
110,08 |
112,39 |
118,97 |
133,02 |
139,20 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,2978 |
2,7843 |
3,2415 |
3,6018 |
4,0146 |
4,3129 |
4,8617 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
124,10 |
130,72 |
146,75 |
149,73 |
156,31 |
171,66 |
178,19 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3163 |
2,8059 |
3,2513 |
3,6285 |
4,0412 |
4,3520 |
4,9005 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
127,14 |
134,29 |
148,37 |
154,13 |
160,71 |
178,11 |
184,60 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6775 |
3,2529 |
3,7921 |
4,2488 |
4,7331 |
5,0352 |
5,6771 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
140,88 |
147,66 |
169,24 |
177,71 |
184,30 |
200,25 |
207,71 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,5782 |
3,0374 |
3,3991 |
3,8118 |
4,1110 |
4,6576 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
122,22 |
138,58 |
141,78 |
148,36 |
163,84 |
170,01 |
|||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,0936 |
2,5782 |
3,0374 |
3,3991 |
3,8118 |
4,1110 |
4,6576 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
115,89 |
122,22 |
138,58 |
141,78 |
148,36 |
163,84 |
170,01 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,2555 |
3,6683 |
4,5303 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
120,93 |
127,51 |
151,84 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
TABELA D – OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS DE ALTO DESEMPENHO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6536 |
2,9279 |
3,3407 |
3,5339 |
3,9020 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
104,33 |
106,26 |
112,84 |
123,96 |
126,94 |
||||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6843 |
2,9586 |
3,3714 |
3,5646 |
3,9327 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
104,33 |
106,26 |
112,84 |
123,96 |
126,94 |
||||
3 |
Frigorificada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,2183 |
3,5556 |
4,0400 |
4,2418 |
4,6975 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
125,10 |
127,02 |
133,60 |
146,15 |
149,13 |
||||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6536 |
2,9279 |
3,3407 |
3,5339 |
3,9020 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
104,33 |
106,26 |
112,84 |
123,96 |
126,94 |
||||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6536 |
2,9279 |
3,3407 |
3,5339 |
3,9020 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
104,33 |
106,26 |
112,84 |
123,96 |
126,94 |
||||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6536 |
2,9279 |
3,3407 |
3,5339 |
3,9020 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
104,33 |
106,26 |
112,84 |
123,96 |
126,94 |
||||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,0510 |
3,3254 |
3,7381 |
3,9399 |
4,3080 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
141,58 |
143,50 |
150,09 |
162,63 |
165,61 |
||||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,0628 |
3,3371 |
3,7499 |
3,9517 |
4,3198 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
143,52 |
145,44 |
152,03 |
164,57 |
167,55 |
||||
9 |
Perigosa (frigorificada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,5813 |
3,9187 |
4,4031 |
4,6161 |
5,0717 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
160,72 |
162,64 |
169,22 |
183,62 |
186,60 |
||||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8489 |
3,1232 |
3,5360 |
3,7378 |
4,1059 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
133,72 |
135,65 |
142,23 |
154,77 |
157,75 |
||||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8489 |
3,1232 |
3,5360 |
3,7378 |
4,1059 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
133,72 |
135,65 |
142,23 |
154,77 |
157,75 |
||||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,9279 |
3,3407 |
3,9020 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
106,26 |
112,84 |
126,94 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil