NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo cobra com rigidez a restrição de atividades

Central de Fiscalização e forças de segurança atuam fortemente

As forças de Segurança Pública e a Central de Fiscalização atenderam, entre quinta-feira (25) e sexta-feira (05), a 161 ocorrências que configuraram descumprimento das normativas que restringem atividades visando o combate à pandemia de COVID-19. Neste período, mais de 550 pessoas foram orientadas quanto a necessidade de distanciamento social em virtude do aumento de casos do novo coronavírus em Novo Hamburgo.

As principais denúncias são de estabelecimentos comerciais abertos, festas clandestinas e aglomerações de pessoas em locais públicos. Dentre as ocorrências que demandaram a intervenção dos agentes, constam 67 inspeções em bares e pubs, pizzarias e lancherias, 44 ocorrências de festas clandestinas e aglomerações em residências, 14 aglomerações em praças e 12 estabelecimentos comerciais em funcionamento.

Também foram registradas fiscalizações em postos de gasolina, bingos ilegais, boates, quadras de esporte, academias, entre outros. Cabe ressaltar que as ações Comitê de Fiscalização COVID focam o período entre 20h e 5h.

Denúncias falsas preocupam autoridades

O número de denúncias falsas ou que confundem perturbação do sossego com atividades restritas pelo Modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual tem preocupado as autoridades. De acordo com a GM, cerca de 35% dos chamados recebidos pela corporação não dizem respeito às suas reais causas, o que ocasiona deslocamento de efetivo que deveria estar trabalhando o combate à pandemia.

Esse número chegou a 45% nos primeiros dias de operação, mas vem diminuindo conforme o passar do tempo. No entanto, cada chamado faz com que o efetivo deslocado perca entre 30 minutos e 1h para averiguação da situação e atendimento, em caso de necessidade.

Botão Voltar ao topo