Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Cartão SUS pode ser feito em qualquer UBS de Pelotas

A Prefeitura de Pelotas informa que é possível fazer o Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou Cartão SUS em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município. A inscrição no sistema nacional de identificação dos usuários do SUS facilita o acesso aos serviços públicos de saúde, principalmente durante a pandemia.

A confecção ou atualização do Cartão SUS é feita nas UBSs desde outubro do ano passado, conforme explica a diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde de Pelotas). O documento permite que o cidadão seja atendido:

* nas UBS;

* Unidade de Pronto Atendimento (UPA);

* Pronto Socorro de Pelotas (PSP);

* Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais);

*Centro Covid;

* consultórios médicos, laboratórios, clínicas e hospitais conveniados ao SUS.

“O Cartão SUS sempre irá facilitar o acesso do paciente, além de reunir as informações de todos os atendimentos. O número do Cartão acompanha todos os registros do titular dentro do sistema do Ministério da Saúde. É como se fosse um documento de identidade. É fundamental que as pessoas tenham o seu Cartão SUS”, explica a secretária de Saúde, Roberta Paganini.

O que precisa para fazer o cartão
Comprovante de residência atualizado no nome do titular ou declaração de residência no local
Documento de identidade
CPF
Telefone de contato
Endereço de e-mail, preferencialmente
A população pode se dirigir à UBS mais próxima do local onde mora, sempre no turno da tarde, respeitando o horário de funcionamento das Unidades – Confira aqui o endereço e telefone de contato da UBS.

Botão Voltar ao topo