Cidades do RSRio Grande do Sul

Confira as novidades da 25ª edição da Feira do Peixe de Viamão

A Prefeitura de Viamão traz a 25ª edição da Feira do Peixe, com muitas novidades em tempo de pandemia, seguindo os protocolos sanitários e decretos estadual e municipal de combate ao covid-19.

Entre as novidades está a duração do evento que passa a ser 5 dias  é que, pela primeira vez, serão cinco dias de Feira. Isso se deve à restrição de filas e circulação por causa do coronavírus, mas ampliando o tempo de venda para que os pescadores não diminuam a economia.

Feira na Santa Isabel

A segunda novidade é o local que será realizada a Feira na Santa Isabel, no estacionamento da Igreja Santa Isabel. E, a terceira novidade, é que os dois pontos da Feira contarão com tele-entrega para atender àquelas pessoas que não estão saindo de casa.

Serão duas bancas exclusivas com a comercialização de peixes, em cada local (Centro e Santa Isabel). Os espaços serão destinados a pescadores artesanais (famílias que vivem da pesca) da Varzinha e de Itapuã.

“A feira se tornou o grande evento para nós, pescadores, pela questão econômica e pelo reconhecimento do nosso trabalho. Muitas pessoas não têm conhecimento do trabalho artesanal dos pescadores e isso é muito importante para nós. É uma força que o público nos dá para continuarmos trabalhando. Obrigada a toda equipe que está com nós nesta 25ª edição da Feira”, explica e agradece a pescadora da Varzinha, Alessandra Righes.

O diretor-geral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Henrique Noronha, explica que , com a pandemia, foi preciso reduzir o número de bancas para garantir a comercialização do peixe. “Tivemos que reduzir nossa infraestrutura e priorizar os pescadores, que se organizam o ano todo para este momento, pois têm na Feira do Peixe a principal economia do ano.”

2020

Nos três dias de feira no ano passado (2020) foram comercializados em torno de 7 toneladas de peixe, metade dos outros anos sem pandemia. “Neste ano, a expectativa é de que sejam comercializados 10 toneladas de peixe nos dois espaços, Centro e Santa Isabel”, encerra Noronha.

Locais:

  • CENTRO – Praça Cônego Bernardo Machado (em frente à Igreja Matriz);
  • SANTA ISABEL – Estacionamento da Igreja Santa Isabel (avenida Liberdade, 1.826)

Horário:

Na segunda-feira (29), funcionará das 12 às 20 horas;

De terça a quinta-feira (30 e 31 de março e 1º de abril), aberta das 9 às 20 horas;

Na sexta-feira (2), o horário é das 9 às 12 horas.

Tele-entrega:

CENTRO – (51) 98528.4802

SANTA ISABEL – (51) 98537. 6881/ (51) 985537.6234/ (51) 98530.7637

Botão Voltar ao topo