EmpregoSanta CatarinaSaúde

Blumenau: Em pesquisa do Sindilojas, população considera pandemia fora de controle

Moradores de Blumenau temem a Covid-19, mas são contrárias ao lockdown e aprovam gestão do prefeito Mário Hildebrandt

A maioria da população de Blumenau (52%) considera a pandemia de Covid-19 fora de controle, ainda tem muito receio de contaminação (41%) e apoiam as medidas de isolamento social (54,5%), mas é contrária ao lockdown (51,8%). As conclusões constam da pesquisa promovida pelo Sindilojas – Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau, em 25 de março último e aplicada pelo Instituto Mapa. O trabalho ainda revela a percepção positiva dos moradores da cidade acerca da atuação do prefeito Mario Hildebrandt na gestão da atual crise sanitária: 41,5% dos entrevistados consideram-na ‘ótima’ (18%) ou ‘boa’ (23,5%).

“A pesquisa confirma muitas das constatações que, diariamente, encontramos na imprensa”, comenta o empresário Emilio Schramm, presidente do Sindilojas. “Praticamente todos temos a certeza da gravidade do momento, do colapso no atendimento hospitalar, do alto grau de contaminação e da eficácia das medidas de isolamento”, acrescentou. O dirigente empresarial considera que a posição contra o lockdown é “uma defesa dos empregos e do direito de consumir” expressado pela população.

“Nossa proposta foi ouvir a população e balizar nossa atuação a partir de suas opiniões”, explicou. Schramm lembrou que, na mesma pesquisa, 45,8% dos consultados revelaram serem favoráveis às restrições no horário de funcionamento do comércio e serviços, enquanto 39,8% foram contrários e 14,5% indiferentes. “Nossa interpretação foi a de que as pessoas querem o comércio e os serviços operando, porém sem aglomerações. Nesse caso, a melhor saída é o horário expandido, no qual os consumidores dispõem de mais tempo e sem riscos de aglomerar”, argumenta Emilio Schramm.

O presidente do Sindilojas destacou a pesquisa da revista Exame, divulgada em 26 de março último, elaborado pela consultoria Macroplan, que posiciona Blumenau entre as oito cidades do país com a melhor política de combate à pandemia. “O reconhecimento foi justo e deve estimular outros dirigentes públicos e a população ao esforço máximo para evitar a contaminação e mortes em razão da Covid-19. Blumenau, mais uma vez, é destaque nacional por uma conquista que envolve a gestão pública e a comunidade”.

A pesquisa foi realizada em 10 bairros de Blumenau e ouviu 400 pessoas, homens e mulheres, a partir de 16 anos, com confiabilidade de 95%.

Confira a pesquisa completa

Botão Voltar ao topo