NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul retoma o Troca Solidária na manhã deste sábado, (24)

Ação ocorreu no Esplanada, 1º de Maio e São Vicente. Projeto contribui para melhora na alimentação da população beneficiada e incentiva a reciclagem

A Prefeitura Municipal de Caxias do Sul retomou na manhã deste sábado (24/04) as ações do Programa Troca Solidária, em que os moradores das comunidades em vulnerabilidade social têm a chance de trocar lixo reciclável por alimentos. A vice-prefeita Paula Ioris foi participante das ações nos bairros Esplanada, 1º de Maio e São Vicente. O projeto prevê que quatro quilos de resíduos equivalem a um quilo de mantimentos doados para cidadãos de baixa renda. O projeto é desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e os mantimentos vêm do Banco de Alimentos.

Neste sábado, a primeira parada do Troca Solidária foi no bairro Esplanada. Paula destacou a retomada do projeto e o benefício para o município. “Quando trocamos o lixo reciclável por alimentos, se torna uma atividade positiva. Adquirimos alimentos de agricultores das nossas comunidades, portanto, há um círculo virtuoso em volta de boas ações”, afirmou. Ainda no Esplanada, Luiz Antonio, 55 anos, doou materiais e recebeu três sacolas com frutas. Ele elogiou a retomada do projeto. “É importante pois ajuda a natureza e posso dar o exemplo para os meus filhos”, explicou.

No bairro 1º de Maio, houve a maior concentração de doações. Marilda Fátima da Silva, 38 anos, elogiou a retomada do Troca Solidária. “Antes do projeto, nós não separávamos o lixo, não dávamos o exemplo para os nossos filhos. Agora eles vêm ajudar na troca dos alimentos, então o projeto é muito bom para nós”, afirmou. Mãe de Marilda, Ilda Borges da Silva concordou com a filha. “Desde que o projeto começou nós temos nos alimentado melhor, e têm sido uma oportunidade de conscientização para o descarte consciente”, diz Ilda, ao lado das sacolas com frutas que recebeu em troca.

Troca Solidária – Fotos: Rodrigo Rossi

Enquanto os servidores da Codeca inspecionavam e pesavam os resíduos, a vice-prefeita conversava com populares e recebia demandas da comunidade. Além dela, participaram da atividade o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Rudimar Menegotto; o diretor de Segurança Alimentar e Nutricional da SMAPA, Edson da Rosa; a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Katiane Boschetti da Silveira; a diretora da Proteção Social Básica da FAS, Jovane Fochesatto; o supervisor do Departamento de Limpeza Urbana da Codeca, Gilvane de Lima Lourenço; e o diretor de operações da Codeca, Rafael Tregansin.

Botão Voltar ao topo