NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul terá implantação da adutora São Virgílio – Altos de Galópolis

Serão instalados mais de 14 mil metros de rede beneficiando cerca de 900 famílias

O prefeito Adiló Didomenico e o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Gilberto Melleti, assinaram, na tarde desta terça-feira (27/04), a ordem de início para implantação da adutora de água tratada São Virgílio – Altos de Galópolis. O ato aconteceu no Salão Nobre do Centro Administrativo e contou com a presença da vice-prefeita, Paula Ioris, do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Velocino Uez, do presidente da União das Associações de Bairros, Valdir Walter, do presidente do Altos de Galópolis, Eugênio Petry, do diretor da Divisão de Planejamento Integrado, Gerson Panarotto, do engenheiro responsável pelo projeto e fiscal da obra, Paulo Boff, assessores e servidores do Samae.

Serão implantados, ao todo, 8.860 metros de rede adutora em PVC, sendo 5.620m de 150mm e 3.240m de 200mm, em um investimento de R$ 2.197.736,36. Serão beneficiadas cerca de 900 famílias do bairro São Virgílio, São Francisco, parte rural das regiões da 6ª Légua e da 4ª Légua, até o Loteamento Altos de Galópolis.

Hoje, o abastecimento da região do Altos de Galópolis é feito três vezes por semana, por meio de caminhões-pipa, sendo quatro cargas de 15 mil litros de água em cada entrega. A implantação dessa rede irá diminuir as perdas reais e comerciais, visto que a região sempre foi abastecida sem qualquer cobrança efetiva da água disponibilizada.

Já em São Virgílio existe uma rede fina, de 50 mm, que abastece a comunidade. A rede não tem vazão suficiente para atender o número de moradores, o que deixa o abastecimento precário. Com a implantação de uma tubulação maior, a disponibilidade da água será normalizada, diminuindo as constantes faltas.

Em seu pronunciamento, Velocino Uez lembrou que a comunidade luta por essa obra há mais de dez anos. “Os moradores daquela região aguardam ansiosos por um abastecimento de qualidade, pois essa obra representa dignidade para cidadãos que esperam a normalização do sistema”, salienta o presidente.

Gilberto Meletti explicou que essa é mais uma obra que irá auxiliar na redução das perdas de água. “Deixaremos de levar água com os caminhões e passaremos a cobrar o consumo das famílias. Além de diminuir as perdas, poderemos investir ainda mais em obras para qualificar o serviço prestado”, disse o diretor-presidente.

Por fim, o prefeito Adiló destacou a importância da obra. “Caxias, há anos, não necessita racionar a água, graças aos constantes investimentos. Essa rede logo vai se pagar, uma vez que nenhum morador se nega a instalar um hidrômetro em sua residência porque, nesses casos, o registro é sinônimo de qualidade de vida. Essa é só mais uma obra grande das várias que vocês estão fazendo. Trabalho em equipe dá resultado e vocês estão de parabéns”.

A empresa contratada para realizar a obra é a Nort Brasil Incorporadora e Construtora e o prazo de execução dos serviços é de 300 dias.

Botão Voltar ao topo