NotíciasRio Grande do Sul

Educação ambiental: projeto de Novo Hamburgo é destaque em encontro estadual

As ações de Educação Ambiental desenvolvidas nas escolas municipais de Novo Hamburgo foram destaque no “Encontro Lixo Zero de Melhores Práticas RS”, iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil, coordenada e organizada pelo Coletivo Lixo Zero do Estado do Rio Grande do Sul. Entre os dias 19 e 23 de abril foram realizadas palestras onlines e gratuitas com especialistas de 13 municípios gaúchos.

A Secretaria de Educação (SMED) hamburguense foi representada pela professora e integrante do Núcleo de Formação Continuada, Adriana Roveda, que também coordena o Grupo Coletivo Educador Ambiental. Mais informações sobre o evento em www.coletivolixozerors.com. “É importante compartilhar boas práticas para que elas se repliquem nas comunidades. Repensar nossas ações mudando atitudes faz com que possamos ter um ambiente melhor. Pensar globalmente e agir localmente é uma ação indispensável para o momento atual. Juntos podemos mais”, destaca a professora que também é mestranda em Qualidade Ambiental.

Durante o debate sobre Educação Ambiental e Escolas Lixo Zero, realizado na noite de quarta-feira, 21 de abril, Adriana falou sobre a trajetória exitosa do Programa Escola Sustentável, iniciativa criada pela SMED e que reorganizou os Indicadores de Sustentabilidade em seis metas a serem atingidas com instrumentos construídos coletivamente. A partir de formações e parcerias, o objetivo é potencializar, reconhecer e dar visibilidade às ações que as escolas desenvolvem com foco na sustentabilidade. Como forma de destacar suas conquistas, cada escola municipal recebeu uma placa que, conforme atinge as metas, é completada com adesivos.

Em 2018, o PES rendeu a Novo Hamburgo o Troféu Prêmio Gestor Público, conferido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS (Afisvec).

Metas do Programa Escola Sustentável (PES)

  • Meta 1 – Gerenciamento de Resíduos Sólidos
  • Meta 2 – Valorização dos Recursos Hídricos
  • Meta 3 – Formação Continuada e COMVIDA
  • Meta 4 – Pátios Verdes
  • Meta 5 – Consumo Responsável
  • Meta 6 – Alimentação e Saúde

Coletivo Lixo Zero RS
O Coletivo Lixo Zero RS busca incentivar a atuação de novos embaixadores e voluntários nas cidades em prol do movimento lixo zero no Estado. Atualmente, são 13 cidades voluntárias junto ao coletivo lixo zero RS: Canoas, Caxias do Sul, Estrela, Horizontina, Imigrante, Lajeado, Muçum, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo, Santiago, Taquara e Westfália. O Encontro Lixo Zero de Melhores Práticas RS tem como objetivo reunir pessoas, empresas, ONGS e poder público para disseminar o conceito Lixo Zero e debater temáticas relativas à sustentabilidade, gestão de resíduos, consumo consciente, educação ambiental e preservação.

Botão Voltar ao topo