Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Operação Integrada contra roubo a pedestres aborda 201 pessoas em Canoas

Equipes formadas pela Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar e Diretoria de Trânsito estiveram nos bairros Centro, Guajuviras e Niterói.

Para seguir com o enfrentamento à violência em Canoas e trazer mais segurança para os canoenses, as forças de segurança do município realizaram mais uma Operação Integrada, no início da noite desta segunda-feira (26). Desta vez, o objetivo foi coibir o roubo a pedestres. Equipes da Guarda Municipal, da Polícia Civil, da Brigada Militar e da Fiscalização Municipal de Trânsito realizaram abordagens, barreiras e patrulhamento nos bairros Centro, Guajuviras e Niterói.

Ao todo, 201 pessoas, 116 veículos e 25 motocicletas foram abordados. Um termo circunstanciado foi lavrado por desobediência, 22 autos de infração de trânsito foram aplicados e houve uma condução à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de um indivíduo que deveria estar em prisão domiciliar.

Os locais para a Operação foram definidos de acordo com uma análise qualificada dos dados de violência de Canoas. “De acordo com os nossos dados do Observatório de Segurança Pública, segunda-feira entre 20h e 22h são o dia da semana e a faixa horária em que mais acontecem os roubos a pedestres. Por isso, a Operação aconteceu hoje, das 18h30 até 22h, nesses três bairros”, explica o secretário adjunto de Segurança Pública, tenente-coronel Marcelo Pitta.

Para o secretário da pasta, delegado Emerson Wendt, os bons resultados de Canoas no enfrentamento ao crime se devem justamente à união entre o trabalho integrado das forças de segurança e a orientação deste trabalho pela inteligência na análise criminal. “Integração entre as forças policiais do município e inteligência na operacionalização das ações, com base em dados qualificados do crime, é assim que estamos enfrentando a criminalidade. Desta maneira, conseguimos agir de forma estratégica, no local, dia e horário em que determinados delitos mais acontecem”, esclarece o delegado Emerson.

Botão Voltar ao topo