Caxias do SulDestaque

Núcleo Setorial da CIC Caxias lança roteiro para fomentar turismo local

Lançamento oficial do “Caxias Rota Sabor & Aventura”, que reúne 18 empreendimentos, vai ocorrer no Festuris Connection

Caxias do Sul acaba de ganhar um novo produto voltado para o fomento do turismo local. Trata-se do “Caxias Rota Sabor & Aventura”, o primeiro projeto desenvolvido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), por meio do Núcleo Setorial Turismo de Experiências. O Caxias Rota Sabor & Aventura será lançado durante o Festuris Connection, evento híbrido que ocorrerá nos dias 6 e 7 de maio, em Gramado (RS).

Organizado em quatro eixos – cervejarias, vinícolas, gastronomia e eventos e natureza e cultura – o roteiro reúne 18 empreendimentos. Para os visitantes que apreciam o turismo de experiências, o roteiro oferece a visitação a seis cervejarias artesanais, duas vinícolas e seis casas de gastronomia e eventos. Outros quatro estabelecimentos oferecem contato com a natureza e com a cultura local e regional.

Publicidade

O coordenador do Núcleo Setorial Turismo de Experiências da CIC Caxias, Leonel Lorensi, explica que o projeto foi todo desenvolvido com a participação de empresários e trade turístico, que em aproximadamente sete meses de trabalho já mostra resultados positivos para o setor. “O grupo é composto por empresas que valorizam os produtos, a cultura e as belezas naturais de Caxias do Sul”, acrescenta Lorensi.

O presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, ressalta que o município tem um enorme potencial turístico, e que esse primeiro roteiro criado por iniciativa da entidade servirá para que Caxias do Sul perceba como a atividade turística organizada pode ser importante aliada ao desenvolvimento econômico. “A CIC Caxias, juntamente com suas empresas associadas, tem o intuito de oferecer a melhor experiência para quem visita, vive e trabalha em Caxias do Sul, mas sobretudo nosso objetivo é fortalecer os negócios locais”, argumenta Gasparin.

Durante o desenvolvimento do projeto para consolidação do Núcleo, foram realizadas reuniões de capacitação, workshops, palestras e visitas técnicas. Para tanto, o apoio da Sicredi Pioneira RS e Sebrae-RS ao Caxias Rota Sabor & Aventura foi fundamental. Além disso, o projeto conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal do Turismo de Caxias do Sul.

Publicidade

Para o gerente de Relacionamento e coordenador do Painel Estratégico de Turismo da Sicredi Pioneira RS, Daniel José Hillebrand, a união de esforços com objetivos comuns simplifica e acelera iniciativas. “Caxias acordou para o turismo. Com organização e foco, logo vai se tornar um destino muito desejado na Serra Gaúcha”, destaca Hillebrand.

Presença no Festuris

A decisão de participar do Festuris Connection casou com a proposta de apresentar o roteiro ao trade turístico e de lançar oficialmente o site do Caxias Rota Sabor & Aventura (www.caxiastosasaboreaventura.com.br). A convite da Sicredi Pioneira RS, o Núcleo Setorial Turismo de Experiências irá expor seu trabalho no estande da instituição financeira que é apoiadora e incentivadora do projeto.

Em formato híbrido, o Festuris chega à sua quarta edição e terá como destaque a imersão em vendas Top Performer, com foco no setor do turismo. A programação inclui palestras de lideranças em marketing e vendas, mentorias com especialistas e workshops de destinos. No dia 7, um dos workshops contará com a participação dos membros do Núcleo. O evento ocorrerá no Hotel Master Gramado.

Sobre o Núcleo Setorial
Unir pequenas e médias empresas do mesmo segmento para discutir problemas comuns e buscar soluções conjuntas para seus negócios. Este foi o principal objetivo dos Núcleos Setoriais, um programa lançado pela CIC Caxias em dezembro do ano passado. Além do suporte da entidade, por meio de um Comitê Gestor, os núcleos contam com o engajamento e mobilização de entidades do setor em que atuam.

O primeiro núcleo formado foi o Turismo de Experiências, dando destaque às vinícolas, cervejarias e estabelecimentos gastronômicos, culturais e de aventura de Caxias do Sul.

Desde a sua criação, o Núcleo Setorial Turismo de Experiências tem trabalhado para capacitar os empresários para a gestão de seus negócios, desenvolver ações para promover o turismo local, fortalecer o relacionamento com o Poder Público e formatar rotas turísticas.

Empresas participantes

Cervejarias
Cervejaria Felsen
Cervejaria Imaculada
Cervejaria Ordeo
Microcervejaria Uff Bier
Pavos Brassaria
Salvador Brewing CO

Vinícolas
Cantina Tonet
Vinícola Don Affonso

Gastronomia e Eventos
Alto Ádige Giardini
Carême Café & Pâtisserie
Complexo Gastronômico Fabbrica
Lechuga
Merceretto
Negro Doce

Natureza e Cultura
Criúva Operadora
Instituto Hercules Galló
Reserva Bertussi Cachoeira da Mulada
Venturin Uvas finas

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo