NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul tem retomada das atividades presenciais nas Escolas Municipais

Na manhã desta segunda-feira (03), Prefeito Adiló e secretária Sandra visitaram escola Catulo da Paixão Cearense

O retorno às aulas presenciais nesta segunda (03.05), na rede municipal de ensino de Caxias do Sul, ocorreu com tranquilidade. Todas as escolas da rede estavam preparadas com adoção de cuidados exigidos pelos protocolos sanitários. Os alunos ficaram em filas com distanciamento e, antes de entrar na escola, eram atendidos por professores que mediam a temperatura e orientavam sobre o uso correto do álcool em gel.

A retomada aconteceu com presença de estudantes de acordo com o plano de contingência permitido pela bandeira vermelha, no modelo de distanciamento controlado, que prevê um distanciamento de um metro e meio entre os alunos na sala de aula. Para cumprir as exigências de distanciamento entre alunos, os pisos das salas forma demarcados com linhas coloridas. Nos refeitórios, ficou estabelecido a presença constante de profissional que higieniza os espaços utilizados para o lanche dos alunos.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Sandra Negrini, a estimativa é que retornaram em torno de 17 mil alunos. Até a última sexta-feira a estimativa era de retorno de aproximadamente 19 mil.

Foto: Angela de Almeida

“A realidade hoje, dia do retorno presencial, é que cerca de 2 mil alunos, que já haviam confirmado retorno, não compareceram nas escolas. A expectativa é que este grupo de alunos retorne no decorrer da semana”, avalia.

Foto: Angela de Almeida

O prefeito Adiló Didomenico e a secretária Sandra estiveram durante a manhã na EMEF Catulo da Paixão Cearense, e foram recebidos pela diretora Adriana Restelatto. A escola possui 463 alunos, da pré-escola ao quinto ano do ensino fundamental.

“Foi importante verificar a retomada das aulas com uma visita surpresa. E nos surpreendeu positivamente, tanto aa organização quanto o cuidado. Mas, acima de tudo, o brilho no olho das crianças por reencontrar a escola e volta ao convívio escolar. É um excelente começo e além de tudo, devemos cumprimentar as nossas professoras e demais profissionais da educação pelo preparo, cuidado e segurança com as nossas crianças”, destacou o prefeito.

“Estivemos na Escola Catulo como uma forma de demonstrar a nossa felicidade por todos estarem retornando e também para mostrar que as nossas escolas estão realmente preparadas e organizadas com todos os protocolos. Perguntamos aos alunos sobre o desejo deles e todos responderam que esperavam pelo retorno presencial. Então, pudemos perceber que as nossas crianças estão muito felizes por ter retornado”, ressaltou Sandra.

Botão Voltar ao topo