Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

UBSs de Pelotas começam a emitir atestados das comorbidades para vacinação

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas iniciaram nesta tarde (4) a entrega do atestado padrão, confeccionado pela Prefeitura, para fazer a vacina da Covid-19 no caso de comorbidades. Nas UBSs, a emissão do atestado segue até o fim desta semana, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Gestantes, mulheres que tiveram filhos até 45 dias (puérperas) com comorbidades e pessoas com Síndrome de Down fazem parte do primeiro grupo atendido para a retirada do documento obrigatório para a imunização contra a Covid-19 nas unidades do Município. O calendário para emissão do atestado prossegue nos próximos dias, obedecendo à faixa etária dos integrantes do grupo prioritário determinado pelo Ministério de Saúde.

Confira o cronograma

*Quarta-feira (5/05): pessoas com as comorbidades entre 59 e 58 anos;

*Quinta-feira (6/05): pessoas com as comorbidade entre 57 e 56 anos; e,

*Sexta-feira (7/05): pessoas com as comorbidades entre 55 e 54 anos.

Horário para emissão dos atestados

A entrega do atestado nas UBSs ocorre das 13h às 17h, pois as unidades mantém atendimento para casos suspeitos de síndromes gripais pela manhã.

As UBSs Balsa, Jardim de Allah e CSU Areal, que têm serviço exclusivo pela manhã, durante esta semana irão priorizar a emissão do atestado. Pacientes com sintomas gripais, atendidos nestas unidades, devem procurar as UBSs próximas.

Atestado na rede privada

Além dos serviços públicos de saúde, como as UBSs, o atestado também pode ser obtido na rede privada, com os profissionais que realizam o acompanhamento do paciente. A SMS informa que o modelo do atestado, que deve ser entregue no momento da vacinação, já está disponível no hotsite do coronavírus.

Junto com o atestado devem ser apresentados no momento da vacinação: documento de identidade com foto, comprovante de residência e CPF ou Cartão SUS, além dos documentos específicos de acordo com o grupo a qual pertencem.
Casos especiais

Os pacientes com Deficiência Permanente cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), não precisarão apresentar o atestado, apenas o comprovante do benefício através do extrato bancário ou lotérico, ou ainda acessando o comprovante no site do INSS. A SMS esclarece que pessoas com deficiência permanente que não recebem BPC, não fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina nesse momento.

Pacientes com doença renal crônica, que realizam hemodiálise, e os oncológicos, em tratamento de radioterapia e quimioterapia, podem solicitar os atestados nos serviços onde realizam o tratamento.

Pessoas com HIV e Aids, que fazem tratamento no Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado à rua Almirante Guilhobel, 221, poderão obter seus atestados e, ainda, serem imunizados nos dias de 11 e 12 de maio, das 9h às 17h, no local.

Quem poderá receber a vacina na 1º fase para pessoas com comorbidades

– Pessoas com comorbidades de 59 a 54 anos de idade.

– Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 59 a 54 anos de idade.

– Pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos.

– Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (hemodiálise), acima de 18 anos.

– Gestantes e puérperas (com até 45 dias do parto), acima de 18 anos, com as comorbidades definidas.

1ª dose em drive e nas escolas

A vacinação deste novo grupo prioritário começa em drive-thru ainda esta semana, conforme o seguinte cronograma:

– quinta-feira (6/05): pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 59 a 54 anos e pessoas com doença renal crônica em hemodiálise de 18 a 59 anos;

– sexta-feira (7): gestantes e puérperas (com até 45 dias do parto) com as comorbidades definidas e idade a partir dos 18 anos, além das pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos.

O drive-thru ocorre no Centro de Eventos da Fenadoce, com entrada pela avenida Pinheiro Machado, das 9h às 17h.

O Município esclarece que a imunização deverá ser estendida às escolas, localizadas nos bairros, assim que chegarem novas doses de vacina destinadas a esse grupo prioritário.

A SMS salienta que as pessoas que possuem essas comorbidades estão incluídas neste grupo prioritário para receber a vacina, mas o calendário para imunizar todas depende do número de doses enviadas e dos atestados.

Botão Voltar ao topo