NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Caxias e Emater entregam coordenadas de propriedades rurais à BM

Informações serão utilizadas para implementação do programa Novo Rumo, voltado à segurança no interior

Na manhã desta quinta (06/05), a Prefeitura de Caxias do Sul, em parceria com a Emater/ASCAR, fez a entrega oficial das coordenadas geográficas de propriedades rurais do município à Brigada Militar. O objetivo é munir a corporação de informações – que na prática serão enviadas gradativamente – para a implementação do programa de georreferenciamento do governo estadual Novo Rumo – Monitoramento e Combate ao Abigeato e Segurança no Meio Rural.

“Essa é uma demanda da segurança no interior e faz parte do nosso Plano de Governo e também do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural”, salienta o prefeito Adiló Didomenico.

“É um momento importante para a população do interior, e a Emater foi fundamental na elaboração deste trabalho”, complementa o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto.

O município tem 6.325 propriedades rurais cadastradas. Na prática, o programa consiste no levantamento da localização precisa das propriedades com a respectiva qualificação de dados dos proprietários e residentes responsáveis, para otimizar a prestação de serviços da corporação no interior, possibilitando a aplicação de políticas públicas de segurança no meio rural. As equipes que fazem a segurança do interior terão mais agilidade nos atendimentos, inclusive quando houver necessidade de suporte aéreo.

“A Brigada agradece muito. O Novo Rumo começou em Erechim, com um colega de turma, e foi abraçado pelo governo do Estado. Muitos municípios ainda não aderiram. Fico muito feliz por Caxas tomar a iniciativa, estar na frente, com o material encaminhado”, afirmou o comandante do 12º BPM, Major Emerson Ubirajara de Souza.
“Não adianta nós cuidarmos de solo, de sementes, se falta a segurança para os produtores. Parabéns a todos envolvidos. Participei lá do início e agora estamos implementando aqui”, comemorou o presidente da Emater RS, Geraldo Sandri, que esteve em Caxias para a entrega oficial.

Acompanharam também o ato de entrega o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, Velocino Uez, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Bernardete Boniatti Onsi, e o supervisor regional da Emater, Gilberto Bonatto.

Botão Voltar ao topo