Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Canoas encerra primeira etapa de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (10)

Encerra nesta segunda-feira (10) a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a Influenza (gripe). Crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde podem se vacinar nas 27 unidades básicas de saúde.

A partir de terça-feira (11), começa a segunda etapa, destinada a idosos com 60 anos ou mais e professores. Neste ano, houve mudança na ordem dos grupos em função da campanha de vacinação contra a Covid-19. Assim, os idosos estão contemplados na segunda etapa, que segue até 8 de junho.

As pessoas que fazem parte do grupo prioritário das duas campanhas, como idosos e profissionais de saúde, devem tomar primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a da gripe, após um intervalo mínimo de 14 dias, segundo recomendação do Ministério da Saúde. No caso dos trabalhadores de saúde, é preciso apresentar um comprovante profissional para se vacinar, como carteira do conselho de classe da respectiva atividade ou carteira de trabalho que comprove o vínculo empregatício.

Onde se vacinar
Em Canoas, a vacina contra a gripe está disponível nas 27 UBSs, das 13h até o final do horário de atendimento de cada unidade.

Cronograma de vacinação

1ª etapa: 12 de abril a 10 de maio
Crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e povos indígenas.

2ª etapa: 11 de maio a 8 de junho
Idosos com 60 anos ou mais e professores.

3ª etapa: 9 de junho a 9 de julho
Portadores de doenças crônicas (comorbidades), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Botão Voltar ao topo